A "música boba" que causou treta feia mas, sem ela, a Legião Urbana não existiria
Por Bruce William
Postado em 11 de abril de 2023
Em um corte da Live "Análise completa do álbum 'Que País É Esse?'" da Legião Urbana com Júlio Ettore e Julliany Mucury", realizada pelo canal Pitadas do Sal, apresentado por Ariston Sal Junior, o assunto é a música "Química". "É uma canção que motivou uma briga dentro do Aborto Elétrico, com o Fê falando que o Renato já não era mais o mesmo, que a música era muito idiota, que a letra era muito pueril...", diz Ariston sobre a composição de Renato Russo da época do Aborto Elétrico e que estaria no primeiro álbum da Legião Urbana, mas acabou saindo somente como bônus na versão em fita K7 do "Dois" em uma versão ao vivo e depois em versão de estúdio no "Que País É Este 1978/1987".
Legião Urbana - Mais Novidades

Conforme explicou o História Pelos Cantos, "Química" era uma brincadeira proposta pelo Renato Russo, uma canção com uma levada punk que ironizava o vestibular e tudo mais, de acordo com o próprio Renato em entrevista à MTV Brasil, onde também fala da treta entre ele e Fê Lemos, que acabou fazendo com que o primeiro deixasse a banda.
"O começo da briga foi quando eu fiz 'Química'. Eles falaram assim: 'Renato, essa música é idiota!' Eu disse 'Essa música não é idiota. Ela é legal!(...) 'Você está perdendo o seu tino de letras, Renato!'", disse Fê no meio da discussão. Este trecho pode ser conferido neste vídeo, a partir dos 24 minutos e meio.
Quem gostou da música foi Herbert Vianna, que incluiu no repertório do primeiro álbum do Paralamas do Sucesso, "Cinema Mudo", de 1983. "Ela é um grito de adolescente, você consegue cantar ela aos 20, 22 anos, mas aos 52 eu tenho uma lembrança que ela era legal quando eu era adolescente e sigo cantando ela numa boa", relembra Ariston em outro corte.
No livro "Memórias de um Legionário", Dado Villa-Lobos conta que conhecia os caras do Paralamas desde a infância: "Aos 4 anos de idade, conheci o Bi Ribeiro, futuro baixista d'Os Paralamas do Sucesso, que devia ter seus 8 anos. O seu pai, Jorge Carlos Ribeiro, também era diplomata. Nossas famílias eram muito amigas, e as crianças brincavam juntas"(...) "Por volta dos 8 anos, retomei o contato com o Bi, cuja família morava em um bloco próximo ao meu. Ele estava com seus 12 anos e já conhecia o Herbert Vianna, que também residia naquela quadra. Mais ou menos uns seis anos depois, eles formariam Os Paralamas, a primeira banda formada por amigos meus a se tornar famosa".
E em um terceiro corte onde ainda fala sobre "Química", Ariston pergunta para Juliane: "Você também era uma aluna que odiava química?". "Com certeza!", ela responde entre risos, emendando em seguida: "Mas sem 'Química' a Legião Urbana não existiria, por causa dela que tudo aconteceu. É de uma beleza assim... é muito bonita a história do apadrinhamento da Legião Urbana pelo Paralamas. O Paralamas é uma banda do coração mesmo assim. E ainda bem que 'Química' aconteceu e o Fê achou boba, eu não imagino algo acontecendo com a formação do Aborto Elétrico'".
O vídeo da Live completa com a análise do álbum "Que País É Esse?" do canal Pitadas do Sal, que conta com a participação da Julliany e também do jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore, pode ser visto no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida


Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O clássico da Legião Urbana usado como argumento para não cortarem "Infinita Highway"


