A "música boba" que causou treta feia mas, sem ela, a Legião Urbana não existiria
Por Bruce William
Postado em 11 de abril de 2023
Em um corte da Live "Análise completa do álbum 'Que País É Esse?'" da Legião Urbana com Júlio Ettore e Julliany Mucury", realizada pelo canal Pitadas do Sal, apresentado por Ariston Sal Junior, o assunto é a música "Química". "É uma canção que motivou uma briga dentro do Aborto Elétrico, com o Fê falando que o Renato já não era mais o mesmo, que a música era muito idiota, que a letra era muito pueril...", diz Ariston sobre a composição de Renato Russo da época do Aborto Elétrico e que estaria no primeiro álbum da Legião Urbana, mas acabou saindo somente como bônus na versão em fita K7 do "Dois" em uma versão ao vivo e depois em versão de estúdio no "Que País É Este 1978/1987".
Legião Urbana - Mais Novidades

Conforme explicou o História Pelos Cantos, "Química" era uma brincadeira proposta pelo Renato Russo, uma canção com uma levada punk que ironizava o vestibular e tudo mais, de acordo com o próprio Renato em entrevista à MTV Brasil, onde também fala da treta entre ele e Fê Lemos, que acabou fazendo com que o primeiro deixasse a banda.
"O começo da briga foi quando eu fiz 'Química'. Eles falaram assim: 'Renato, essa música é idiota!' Eu disse 'Essa música não é idiota. Ela é legal!(...) 'Você está perdendo o seu tino de letras, Renato!'", disse Fê no meio da discussão. Este trecho pode ser conferido neste vídeo, a partir dos 24 minutos e meio.
Quem gostou da música foi Herbert Vianna, que incluiu no repertório do primeiro álbum do Paralamas do Sucesso, "Cinema Mudo", de 1983. "Ela é um grito de adolescente, você consegue cantar ela aos 20, 22 anos, mas aos 52 eu tenho uma lembrança que ela era legal quando eu era adolescente e sigo cantando ela numa boa", relembra Ariston em outro corte.
No livro "Memórias de um Legionário", Dado Villa-Lobos conta que conhecia os caras do Paralamas desde a infância: "Aos 4 anos de idade, conheci o Bi Ribeiro, futuro baixista d'Os Paralamas do Sucesso, que devia ter seus 8 anos. O seu pai, Jorge Carlos Ribeiro, também era diplomata. Nossas famílias eram muito amigas, e as crianças brincavam juntas"(...) "Por volta dos 8 anos, retomei o contato com o Bi, cuja família morava em um bloco próximo ao meu. Ele estava com seus 12 anos e já conhecia o Herbert Vianna, que também residia naquela quadra. Mais ou menos uns seis anos depois, eles formariam Os Paralamas, a primeira banda formada por amigos meus a se tornar famosa".
E em um terceiro corte onde ainda fala sobre "Química", Ariston pergunta para Juliane: "Você também era uma aluna que odiava química?". "Com certeza!", ela responde entre risos, emendando em seguida: "Mas sem 'Química' a Legião Urbana não existiria, por causa dela que tudo aconteceu. É de uma beleza assim... é muito bonita a história do apadrinhamento da Legião Urbana pelo Paralamas. O Paralamas é uma banda do coração mesmo assim. E ainda bem que 'Química' aconteceu e o Fê achou boba, eu não imagino algo acontecendo com a formação do Aborto Elétrico'".
O vídeo da Live completa com a análise do álbum "Que País É Esse?" do canal Pitadas do Sal, que conta com a participação da Julliany e também do jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore, pode ser visto no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon


O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
Legião Urbana e a linha tênue entre a genialidade e a incompetência


