A "música boba" que causou treta feia mas, sem ela, a Legião Urbana não existiria
Por Bruce William
Postado em 11 de abril de 2023
Em um corte da Live "Análise completa do álbum 'Que País É Esse?'" da Legião Urbana com Júlio Ettore e Julliany Mucury", realizada pelo canal Pitadas do Sal, apresentado por Ariston Sal Junior, o assunto é a música "Química". "É uma canção que motivou uma briga dentro do Aborto Elétrico, com o Fê falando que o Renato já não era mais o mesmo, que a música era muito idiota, que a letra era muito pueril...", diz Ariston sobre a composição de Renato Russo da época do Aborto Elétrico e que estaria no primeiro álbum da Legião Urbana, mas acabou saindo somente como bônus na versão em fita K7 do "Dois" em uma versão ao vivo e depois em versão de estúdio no "Que País É Este 1978/1987".
Legião Urbana - Mais Novidades

Conforme explicou o História Pelos Cantos, "Química" era uma brincadeira proposta pelo Renato Russo, uma canção com uma levada punk que ironizava o vestibular e tudo mais, de acordo com o próprio Renato em entrevista à MTV Brasil, onde também fala da treta entre ele e Fê Lemos, que acabou fazendo com que o primeiro deixasse a banda.
"O começo da briga foi quando eu fiz 'Química'. Eles falaram assim: 'Renato, essa música é idiota!' Eu disse 'Essa música não é idiota. Ela é legal!(...) 'Você está perdendo o seu tino de letras, Renato!'", disse Fê no meio da discussão. Este trecho pode ser conferido neste vídeo, a partir dos 24 minutos e meio.
Quem gostou da música foi Herbert Vianna, que incluiu no repertório do primeiro álbum do Paralamas do Sucesso, "Cinema Mudo", de 1983. "Ela é um grito de adolescente, você consegue cantar ela aos 20, 22 anos, mas aos 52 eu tenho uma lembrança que ela era legal quando eu era adolescente e sigo cantando ela numa boa", relembra Ariston em outro corte.
No livro "Memórias de um Legionário", Dado Villa-Lobos conta que conhecia os caras do Paralamas desde a infância: "Aos 4 anos de idade, conheci o Bi Ribeiro, futuro baixista d'Os Paralamas do Sucesso, que devia ter seus 8 anos. O seu pai, Jorge Carlos Ribeiro, também era diplomata. Nossas famílias eram muito amigas, e as crianças brincavam juntas"(...) "Por volta dos 8 anos, retomei o contato com o Bi, cuja família morava em um bloco próximo ao meu. Ele estava com seus 12 anos e já conhecia o Herbert Vianna, que também residia naquela quadra. Mais ou menos uns seis anos depois, eles formariam Os Paralamas, a primeira banda formada por amigos meus a se tornar famosa".
E em um terceiro corte onde ainda fala sobre "Química", Ariston pergunta para Juliane: "Você também era uma aluna que odiava química?". "Com certeza!", ela responde entre risos, emendando em seguida: "Mas sem 'Química' a Legião Urbana não existiria, por causa dela que tudo aconteceu. É de uma beleza assim... é muito bonita a história do apadrinhamento da Legião Urbana pelo Paralamas. O Paralamas é uma banda do coração mesmo assim. E ainda bem que 'Química' aconteceu e o Fê achou boba, eu não imagino algo acontecendo com a formação do Aborto Elétrico'".
O vídeo da Live completa com a análise do álbum "Que País É Esse?" do canal Pitadas do Sal, que conta com a participação da Julliany e também do jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore, pode ser visto no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
"Smooth" do Santana virou sombra para o Matchbox Twenty, e banda tem resposta afiada
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O erro de Bill Ward que o Black Sabbath manteve em um clássico
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo


O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
30 anos sem Renato Russo - por que a voz da Legião Urbana continua falando ao Brasil
O documento em que Renato Russo previu os sucessos da Legião Urbana
30 anos da morte de Renato Russo: confira 30 curiosidades que você não conhecia
30 anos sem Renato Russo - qual foi o legado deixado pelo cantor?


