Jimmy Page relembra o momento em que percebeu que Led Zeppelin era extraordinário
Por André Garcia
Postado em 01 de abril de 2023
Hoje em dia, olhando em retrospecto, é fácil reconhecer a genialidade do Led Zeppelin. Mas em seus primeiros shows isso já estava claro? Segundo Jimmy Page, sim.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Conforme entrevista para a Rolling Stone, o guitar hero relembrou os primeiros shows do Led Zeppelin. Na época, em setembro de 1968, a banda ainda usava o nome The New Yardbirds, para cumprir o resto de agenda do então recém-separado Yardbirds, em uma turnê escandinava.
"Acho que não lembro daquele show, em específico, mas tocamos em uma universidade (ou escola secundária). Eles nos levaram para uma sala onde poderíamos dormir, eu dormi em um armário, porque não tinha medo do escuro. É uma coisa da qual me lembro dos primeiros concertos."
"Tivemos a chance de tocar na Escandinávia diante de uma plateia ao vivo, e percebemos que éramos uma banda com uma energia irresistível, dinâmicas que realmente surpreendia e empurrava o pessoal para trás com a energia dela. Era algo que não dava para ignorar, porque tinha tantos personagens, tantos tons diferentes e dinâmicas e pontos de interesse. Conseguimos tocar o novo material que íamos gravar. Podíamos fazê-lo viver e respirar e aprender com essa experiência, tocando para uma plateia e vendo as reações. A reação foi fenomenal. Aquilo nos deu mais confiança para entrar no estúdio. E foi o que fizemos, um pouco depois disso — [fomos] direto para os Olympic Studios, em Londres."
A separação do Yardbirds, em 1968, obrigou Jimmy Page a formar às pressas o The New Yardbirds com John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant. O quarteto logo percebeu que tinha em mãos algo extremamente promissor, então apenas três semanas após retornar da Escandinávia já partiu para o estúdio para registrar aquilo. O resultado foi seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em janeiro de 1969.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
O que Jimmy Page e Steve Lukather conversaram na única vez em que se encontraram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
O grande problema do filme "Becoming Led Zeppelin", segundo André Barcinski
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
O show que deixou o Rush abismado; "a gente queria tocar que nem eles, mas eram difíceis"
A sincera e entusiasmada opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, fundador do Pink Floyd


