Colaboração perdida: a história do hit de Bob Dylan e Beatles que nunca viu a luz do dia
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de agosto de 2023
No vasto cenário da história do rock, as carreiras dos Beatles e de Bob Dylan podem muito bem estar em planetas diferentes. Comparada à poesia urbana e desenfreada que Dylan estava produzindo sem parar, a Fab Four estava criando o pop rock mais impecável que o mundo já havia conhecido, com quase todos os seus singles chegando ao topo das paradas de sucesso. No final da trajetória dos Beatles, existia a possibilidade de que Dylan pudesse ter escrito uma música para a banda. A matéria tem como base texto da Farout.

Quando os Beatles conheceram Bob Dylan pela primeira vez, já eram fãs ávidos de seu trabalho, com Lennon compondo a música "You've Got To Hide Your Love Away" como seu tributo ao músico folk americano. Após ajudar a expandir suas mentes através do poder da maconha, os Beatles começaram a levar sua música em direções separadas, e "Rubber Soul" marcou a primeira vez em que eles se afastaram do som tradicional de cabelos compridos.
Embora a experimentação tenha funcionado por um tempo, a necessidade de se libertar de sua construção habitual no álbum "The White Album" levou a banda a voltar às raízes em "Let It Be". Embora as sessões problemáticas tenham sido prejudicadas por desentendimentos criativos entre os membros da banda, era possível ouvir George Harrison dedilhando uma música que os Beatles poderiam ter usado com as palavras de Dylan.
Depois de passar um tempo com Dylan em Nova Iorque, Harrison e Dylan teriam composto "I'd Have You Anytime" e ouvido os primeiros acordes de uma música com o título provisório de "Maureen". Batizada em homenagem à esposa de Ringo Starr, a faixa era uma versão mais lenta de um arranjo clássico em que John Lennon e Paul McCartney haviam trabalhado, chamado de "Thingymebob". Em uma gravação ressurgida, é possível ouvir Harrison dizendo: "Aqui está uma que o Dylan escreveu para Ringo".
Embora houvesse a possibilidade de a banda utilizá-la, a música foi descartada quando a banda começou a focar em material original como "Dig a Pony" e "I've Got a Feeling". No entanto, a habilidade de McCartney de marginalizar as contribuições de Harrison começou a incomodá-lo, chegando até mesmo a deixar o grupo por um período antes de ser persuadido a voltar.
Embora Harrison tenha cedido, a adição do tecladista Billy Preston nas sessões do álbum tornou mais provável o envolvimento de Dylan com os Beatles. No documentário "Get Back", Harrison pode ser ouvido dizendo que queria mais membros na banda, fazendo um gesto para que Dylan se juntasse.
Dado o perfil discreto de Dylan na época devido a seu acidente de moto, essa ideia foi colocada de lado para que os Beatles começassem a trabalhar em seu próximo projeto, "Abbey Road". Embora houvesse muitas outras músicas fantásticas dos Beatles a seguir, "Maureen" foi deixada para trás, nunca chegando a ver a luz do dia em projetos futuros dos Beatles.
Com o passar dos anos, no entanto, Harrison eventualmente encontraria Dylan novamente, tocando ao lado dele, Tom Petty e Roy Orbison como membro dos Traveling Wilburys. Embora tenha levado décadas para acontecer, os fãs de rock clássico finalmente puderam ouvir como seria a voz de Bob Dylan com uma melodia à la Beatles. Embora os Traveling Wilburys possam ter sido um elo com os anos de glória dos Beatles, os fãs sempre ficarão imaginando como teria soado uma colaboração entre esses dois gigantes do rock em seu auge.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
O clássico absoluto dos Raimundos que Rodolfo Abrantes não queria gravar
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Veja o Arch Enemy se apresentando pela primeira vez com a vocalista Lauren Hart
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
O cantor que melhor interpretou Ozzy Osbourne, segundo Gastão Moreira


Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Paul McCartney anuncia novo álbum, "The Boys of Dungeon Lane"
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
George e o músico que teve a ideia do Concert For Bangladesh; "eu só estava tentando ajudar"
Músicos do Toto foram proibidos por manager de perguntar sobre Beatles a Paul McCartney
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
O rockstar que foi o primeiro homem bonito que Renato Russo notou na vida
Eric Clapton relembra como conheceu seu melhor amigo George Harrison em show com Yardbirds


