O baterista que o lendário John Bonham amava, segundo Robert Plant
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de setembro de 2023
O falecido baterista do Led Zeppelin, John Bonham, teve um profundo impacto em toda uma geração de músicos que mais tarde contribuiriam para o desenvolvimento do hard rock e heavy metal. Mas, assim como esses músicos, John Bonham também se inspirou em bateristas anteriores. A identidade do baterista que John Bonham admirava foi revelada em uma entrevista de 1998 à revista Ray Gun (via Kark Post) por seu colega de banda e vocalista, Robert Plant.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Robert Plant contou à revista Ray Gun: "Vou te dizer quem Bonzo amava. [O lendário baterista de funk] Bernard Purdie. Sim, o Pretty Purdie." A revista Ray Gun recebeu essa informação de Robert Plant. No conhecido sucesso "Fool In The Rain" do Led Zeppelin, do último álbum da banda, "In Through The Out Door," lançado em 1979, é possível detectar a influência significativa do estilo de Bernard Purdie. De acordo com o Open Culture, John Bonham incorpora uma variação do shuffle de Purdie na música.
Sete anos antes de Bonham, o baterista americano nasceu em Elkton, Maryland, em 1941. Ele colaborou como músico de apoio com vários artistas famosos, incluindo Wilson Pickett, Nina Simone, Solomon Burke, John Lee Hooker, Al Kooper, Herbie Hancock, Louis Armstrong, B.B. King e Aretha Franklin. Bernard "Pretty" Purdie e Mississippi Bigfoot são dois dos seus apelidos.
O baterista americano afirmou, em uma entrevista ao Music Radar no início deste ano, que criou o shuffle usado por Bonham quando era mais jovem e estava tentando imitar "a maneira como uma locomotiva empurra e puxa", disse Bernard Purdie.
A adaptação do baterista americano do shuffle de Blues, conhecida como "Purdie Half-Time Shuffle", foi adotada por outros artistas famosos. Músicas como "Walking On The Moon" do The Police e "Rosanna" do Toto têm variações desse shuffle.
Induzido ao Modern Drummer Hall of Fame em 2013, Purdie é um dos bateristas mais produtivos e significativos de todos os tempos. Bonham pode ter começado a gostar de Purdie por causa de uma loja de bateria que Bill Ward, do Black Sabbath, também costumava visitar.
Antes de se tornarem famosos, Bill Ward, baterista do Black Sabbath, era amigo de John Bonham. Ele disse em uma entrevista à Drum Magazine em 2010 que Mike Evans, proprietário de uma loja de bateria, costumava se apresentar lá e demonstrar os métodos de tocar de Purdie aos clientes, o que pode ter levado o baterista do Led Zeppelin a desenvolver um gosto por Bernard Purdie:
"Às vezes, em visitas à Drum City, a loja no centro da cidade de Birmingham, de propriedade do baterista da BBC Light Jazz Orchestra, Mike Evans, eu encontrava Bonham, junto com outros excelentes bateristas. Derivados das multidões cosmopolitas que escolheram Birmingham como lar."
Bill Ward disse: "Algumas visitas se transformavam em mini-clínicas. Eu observava Mike fazendo seu 'Purdie'. Acho que ele apresentou Bernard Purdie a todos, cujo trabalho no hi-hat era incomparável. Bonham se sentava e entrava no ritmo. Sua forma de tocar o bumbo era a língua que todos pareciam estar falando. Mas ele ainda não aplicava tão bem quanto fazia."
Mesmo quando ambos os músicos alcançaram o sucesso como estrelas do rock, eles permaneceram amigos próximos. No entanto, Ward proibiu Bonham de tocar bateria. O músico do Led Zeppelin batia tão forte que quebrava o instrumento, e essa foi a razão.
Em 1980, John Bonham faleceu aos 32 anos. Após isso, os membros sobreviventes da banda concluíram que não poderiam mais funcionar como uma unidade. Apenas alguns shows em 2007 veriam o trio se reunir, com Jason Bonham atuando como baterista. A banda lançou oito álbuns de estúdio bem recebidos e vários singles entre 1969 e 1979. Eles continuam sendo uma das bandas com as maiores vendas vitalícias. O Led Zeppelin teria vendido mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
O Mr. Big acabou mesmo? Billy Sheehan, baixista da banda, responde
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"


O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
O melhor riff de guitarra de Jimmy Page no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Eddie Van Halen tinha como referência de som para a sua própria banda
A opinião de Robert Plant sobre o rei Elvis Presley
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page


