Barren Landt lança seu primeiro single "Alkmaar"
Por Paulo Moraes
Postado em 24 de setembro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A primavera de 2023 trouxe novos ares ao cenário da música pesada, João Andrade (Vocal e Guitarra), Roberto Amorim (Baixo) e Helton Albert (Bateria), velhos Guerreiros do Metal se uniram novamente, depois de mais de 20 anos sem tocar juntos, para deixar sua marca na história do Heavy Metal com o projeto Barren Landt. São mais de 20 anos dedicados ao estilo e nesta nova e última empresa os músicos trazem um elemento surpresa, a fusão do Power Metal com o Metal Extremo.
O single da música Alkmaar, lançado em 21 de setembro de 2023, é uma referência ao século XVII, na cidade de origem da banda, o Recife, no tempo em que o conde Maurício de Nassau chegou ao Pernambuco (desembarcando no porto da Paraíba) em um dos navios de sua armada, o Alkmaar, veio seu irmão mais novo Ernesto que viria a falecer tempos mais tarde sendo sepultado na igreja do Corpo Santo (Bairro do Recife), mas não demorou para seu corpo ser levado para o palácio de Vrijburg na, ainda em plena construção, cidade Maurícia (ilha de Antônio Vaaz).
Acompanhe o resumo da história, partindo dos Países Baixos no dia 25 de outubro de 1636… A frota de doze navios com dois mil e setecentos homens de armas partiu do porto de Texel em direção a terras pernambucanas.
Texel é uma ilha ao largo da costa do norte da Holanda, estrategicamente situada onde o irrestrito Mar do Norte atinge o protegido e raso "interior" ou Mar do Sul (Zuiderzee). A ilha tem água abundante que permanece potável durante um tempo invulgarmente longo em barris (devido a alguma inclusão mineral que não compreendo muito) e gado.
Durante o período das Companhias Holandesas das Índias Ocidentais e Orientais, o "ancoradouro" (estreitos rasos entre a ilha e o continente) foi o principal ponto de paragem para as frotas que saíam dos Países Baixos em todas as direcções.
Os navios reuniram-se em Texel para esperar que o vento e a maré favoráveis os levassem para o Mar do Norte e para o Canal da Mancha – por vezes durante meses seguidos. Eles seriam reparados e reforçados, esvaziados de carga e preenchidos com tripulação nova enquanto estivessem fundeados nas estradas. Se você quisesse avaliar o poder marítimo da Holanda, sua melhor aposta seria passar um tempo em Texel.
A Armada chegou a Pernambuco (Phernãobuka/Paranãbuku) em 23 de janeiro de 1637. Johann Moritz von Nassau-Siegen foi nomeado governador das possessões holandesas no Brasil em 1636 pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais por recomendação de Frederick Henry. Naquela época, Recife (porto de Pernambuco ou Vila de Arrecife) era o principal reduto dos holandeses no Nordeste do Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps