A banda que não pertence a este planeta, conforme Paul McCartney
Por Bruce William
Postado em 20 de setembro de 2025
Paul McCartney passou por várias fases desde que os Beatles chegaram ao fim. Nos anos 1970, sua carreira solo e o Wings enfrentaram críticas duras, mas com o tempo discos como "McCartney" e "Ram" ganharam nova valorização. Em "Paul McCartney - As Letras" (Amazon), o músico revisitou essas décadas e destacou a importância de uma banda que, para ele, parecia não pertencer a este planeta: o Pink Floyd.
Ao comentar sobre "The Note You Never Wrote", canção gravada pelo Wings (youtube), McCartney disse que a faixa tinha um clima que remetia diretamente ao grupo de Roger Waters e David Gilmour. "O arranjo como um todo é meio etéreo e floydiano. É o que chamamos de 'Floydian slip'", escreveu (via Cult Following). Ele chegou a dizer que o trabalho de Jimmy McCulloch naquela música soava "reminiscente de Dave Gilmour".
Paul McCartney - Mais Novidades

Para McCartney, essa influência era natural no cenário dos anos 1970. "O 'Dark Side of the Moon' havia saído em 1973, e seria natural que o Wings fizesse algo no estilo deles. Muita gente fez", observou. Décadas depois, ele reconheceu a mesma pegada no álbum "Morning Phase", de Beck, vencedor do Grammy de Álbum do Ano: "Ouvi e pensei: 'Isso deve muito ao Pink Floyd. O mundo do Pink Floyd era quase um mundo extraterrestre, então era um bom lugar para se estar.".
Além de valorizar a atmosfera quase "extraterrestre" criada pela banda, McCartney também lembrou de colaborações com Gilmour. Um dos destaques foi a participação do guitarrista em "No More Lonely Nights", da trilha de Give My Regards to Broad Street. "David Gilmour toca o solo no disco. Conheço ele desde os primeiros dias do Pink Floyd. Dave é um gênio de certo modo, então dei tudo de mim. Escrevi essa música especificamente para o filme", contou.
Pink Floyd pode não ter feito parte de sua trajetória principal, mas para McCartney a aura criada pela banda sempre esteve presente. Do fascínio com a sonoridade de "Dark Side of the Moon" até a amizade com Gilmour, fica claro que, aos olhos de Macca, o grupo de Cambridge abriu uma porta para um universo sonoro que parecia vir de outro mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026

A música que Paul McCartney acha a pior de toda sua carreira: "Letra horrível para cacete"
Paul McCartney anuncia novo álbum, "The Boys of Dungeon Lane"
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
O ano da década de 80 que foi dominado por belos duetos, segundo a American Songwriter
Músicos do Toto foram proibidos por manager de perguntar sobre Beatles a Paul McCartney
Paul McCartney relembra a dificuldade de superar o fim dos Beatles com The Wings
O baixista que John Paul Jones diz ser "perfeito"; "ele sempre foi muito bom"


