A resposta de Dinho Ouro Preto à primeira pergunta que Renato Russo lhe fez na vida
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de setembro de 2025
Em entrevista ao podcast Desculpincomodar, Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, relembrou como foi o primeiro contato que teve com Renato Russo, ainda nos tempos em que o futuro líder da Legião Urbana tocava no Aborto Elétrico.
Capital Inicial - Mais Novidades

Dinho contou que conheceu a banda de maneira quase acidental, ao vê-los se apresentando de forma improvisada em uma calçada de Brasília, em frente a uma lanchonete. "Era o Renato, o Fê e o Flávio, todos os instrumentos e a voz ligados em um amplificador doméstico. A caixa eles mesmos faziam em casa. Quando vi aqueles caras de cabelo espetado, coleiras e alfinetes, pensei: 'Uou, caraca'", relembrou.
A curiosidade levou Dinho, Pedro Lobo e Dado Villa-Lobos a procurar formas de se aproximar do grupo. Depois de descobrir os próximos shows por meio de amigas que frequentavam a cena punk, eles foram assistir ao Aborto Elétrico em um porão conhecido como Cafofo. "Fomos os primeiros a aparecer como fãs, interessados mesmo na música. No início, eles não falavam com a gente. Nossa aceitação foi gradual e lenta."

Dinho Ouro Preto e Renato Russo
Esse distanciamento acabou quebrado quando Renato Russo resolveu puxar assunto diretamente com Dinho. A primeira pergunta do cantor surpreendeu: "Ele me perguntou se eu gostava de ler".
Dinho respondeu de imediato que sim e citou alguns livros que estavam em voga entre os adolescentes da época: O Apanhador no Campo de Centeio, 1974, entre outros. "Renato achou legal e aquilo quebrou o gelo. A partir dali, passamos a poder frequentar o grupo", contou.
Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps