Para vocalista, Sabaton é a última banda de heavy metal clássico na cena
Por João Renato Alves
Postado em 20 de setembro de 2025
Durante entrevista ao Metal Rules, o vocalista Joakim Brodén destacou a longevidade do Sabaton e seu apelo multigeracional junto ao público. O cantor considera que a banda sueca é uma das últimas a representar o heavy metal em sua sonoridade mais clássica na cena atual.
"Não sei, mas talvez sejamos os últimos de uma geração nesse sentido. Não pensamos nisso porque essa era a música que existia - era bastante comum quando começamos e é de onde todos viemos. Mas esse tipo de música que tem, sim, melodias cativantes e riffs de guitarra melódicos - a guitarra não é usada apenas como instrumento de percussão - não há muitos fazendo isso. Obviamente, temos o Iron Maiden ainda ativo, mas nas gerações mais jovens está ficando cada vez mais raro, infelizmente. Não estou reclamando, mas acho que somos uns dos poucos levando essa herança adiante. Se você cresceu gostando dessa música, quem vai ouvir que está por aí hoje em dia? Quer dizer, estamos entre os mais jovens, com certeza, fazendo isso."

Ao mesmo tempo, Joakim reconhece que pertencer a uma ala tão ligada ao passado do estilo traz alguns obstáculos. Afinal de contas, o grupo precisa atender a alguns parâmetros e não tem tanta liberdade para experimentar com outras sonoridades e influências.
"Esse é o maior problema, eu acho, para a maioria dos compositores. Não acho que seja um problema específico do Sabaton. Alguns fãs - e não estou dizendo que haja certo ou errado, mas somos todos diferentes - querem que sejamos apenas o que eles já conhecem. Não sei como explicar. Sempre fomos uma espécie de banda evolucionária, em vez de revolucionária. Então, ao longo dos anos, ampliamos nossos horizontes, eu acho, trouxemos mais coisas. Se olharmos, por exemplo, para 'Ghost Division' hoje, as pessoas dirão que é a essência do Sabaton. Sim, mas em 2008, era uma música brutal, direta e pesada. Não tínhamos feito nada parecido. Então, essas coisas foram incorporadas - 'To Hell And Back', com um pouco de guitarra spaghetti western e tudo mais. Essa tem sido a abordagem. Quer dizer, parece que podemos forçar, desde que não façamos força só por forçar, se é que você me entende."
"Legends", novo álbum do Sabaton, sai no próximo dia 17 de outubro. O trabalho conta com 11 faixas e faz referência a personagens que "deixaram uma marca duradoura na história, desde a destemida Joana d'Arc e o imparável Napoleão Bonaparte até o astuto Júlio César e o lendário mestre espadachim Miyamoto Musashi". Mais detalhes no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Sabaton anuncia disco novo para outubro de 2025 e lança 2 música inéditas
O festival em que Steve Harris implorou para tocar; "fico em qualquer hotel", disse


