A banda que uniu dois Titãs que mudou de nome na última hora para não ser processada
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de setembro de 2025
O rock brasileiro dos anos 1990 viveu uma fase fértil de projetos paralelos e experimentações. Foi nesse cenário que surgiu o Kleiderman, banda punk formada por Branco Mello e Sérgio Britto, dos Titãs, ao lado da baterista Roberta Parisi. A proposta era simples: músicas curtas, barulhentas e debochadas, bem diferentes do que os Titãs faziam na época.
Em entrevista ao podcast Desculpincomodar, Sérgio Britto relembrou os primórdios da banda e revelou que a ideia inicial era batizá-la de Richard Clayderman, em homenagem irônica ao pianista francês conhecido por suas baladas românticas. O problema é que essa ousadia quase terminou em processo.

"A banda chamava Richard Clayderman, né? E o [empresário] Poladian tinha os direitos do Richard Clayderman no Brasil. Quando ele soube, falou: 'Seus filhos da [ __ ], se vocês lançarem esse disco, eu vou tirar das lojas, vou mandar recolher tudo'", contou Britto.
A solução veio de forma improvisada, graças ao artista plástico Fernando Zarif, responsável pela capa do disco "Con el mundo a mis pies", lançado em 1994 pela Banguela Records. "O Zarif teve a ideia. Foi no banheiro, voltou com um band-aid e colou em cima do 'Richard'. Aí disse: 'Agora a banda é só Kleiderman. E resolveu nossa história", lembrou o tecladista.
O resultado é que, na arte do álbum, o nome "Richard" aparece coberto por uma bandagem, transformando o projeto em Kleiderman. O grupo não durou muito tempo, mas deixou um registro cult: o disco único, recheado de faixas rápidas como "O amor é uma coisa feia", "Eu vou ficar dopado" e "Nem mãe, nem puta".
Sérgio Britto reforçou que a intenção nunca foi criar algo grandioso, mas sim se divertir fora da rotina dos Titãs: "A gente já tinha feito muito sucesso, já tinha gravado discos. Voltar para o bueiro foi divertido. A ideia nunca foi levar aquilo adiante, era só curtição mesmo."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Epica lança vídeo de seu novo single, "Avatar - The Final Incarnation"
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
Blind Guardian trabalha em novo álbum e versão acústica do disco "Nightfall in Middle-Earth"

Por que Titãs não aderiu ao boicote contra o Rock in Rio em 2001? Sérgio Britto explica
O álbum que gringos acharam que era split porque lados A e B são muito diferentes
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Falecido aos 81 anos, Jimmy Cliff participou do maior sucesso do Titãs
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
O álbum dos Titãs que Herbert Vianna achou que os Paralamas nunca superariam
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A opinião de Ricardo Confessori sobre Titãs, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Capital e Ira!
Arnaldo explica por que saía do palco quando Titãs tocava hit de "Cabeça Dinossauro"


