Como o Metallica se tornou pioneiro do thrash metal, segundo James Hetfield
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de setembro de 2023
O Metallica teve uma influência profunda na cultura musical e é o grupo mais famoso dentro dos "Quatro Grandes" do thrash metal, ao lado de Slayer, Megadeth e Anthrax. Elogiados por seus esforços iniciais no desenvolvimento do estilo arrebatador, o Metallica deixou uma marca forte na história da música.
Metallica - Mais Novidades
A banda, entretanto, seguiu um caminho ligeiramente diferente de seus contemporâneos e conquistou um sucesso abrangente desde o seu auge nos anos 1980, graças a um estilo mais orientado para o rock, que deu origem a músicas como "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters".
O Metallica frequentemente gera discussões entre seus seguidores e os amantes do metal em geral devido à sua extensa e variada discografia. As discussões geralmente giram em torno de como seus primeiros anos, que incluíram o saudoso baixista Cliff Burton como sua arma secreta, foram seus melhores.
Essa era, que inclui o álbum de estreia de 1983, "Kill 'Em All", "Ride the Lightning" de 1984 e o último álbum com Burton, "Master of Puppets" de 1986, é inquestionavelmente a mais influente, tendo impactado desde bandas como Korn até a série "Stranger Things".
O thrash metal que o Metallica aperfeiçoou nesses álbuns serve como exemplo do quão poderosa a música pode ser quando se afasta completamente da norma, combinando a velocidade relâmpago da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) com a objetividade do hardcore punk e um desdém geral pela América de Reagan.
Então, como o Metallica iniciou o gênero thrash metal? Em uma entrevista de 1992 para a Guitar World (via Kark Post) com o guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, James Hetfield refletiu sobre os primeiros anos de sua banda e como eles se tornaram uma referência no gênero thrash.
Quando questionado diretamente sobre como o Metallica inventou o thrash, Hetfield respondeu: "Assim como Tony, nós também tocávamos músicas de outras bandas quando começamos. Fomos realmente influenciados pela New Wave of British Heavy Metal, que incluía bandas como Venom e Diamond Head - coisas underground".
Ele continuou: "Aprendemos um monte de músicas deles a partir de singles obscuros que Lars havia coletado. A maioria das pessoas pensava que estávamos tocando músicas originais porque nunca tinham ouvido nada daquilo antes - o que foi bom para nós! Pegamos todo o crédito. Você sabe: 'Ei, vocês escrevem boas músicas', 'Sim, eu sei'".
Hetfield afirmou que a banda começou a tocar mais rapidamente como reação aos fãs desinteressados, que os irritavam. Ele lembrou: "Certamente não íamos contar a eles a verdade. Eventualmente, começamos a tocar tudo mais rápido porque, assim como aconteceu com o Sabbath, a plateia não estava prestando atenção em nós, e isso nos irritava."
O ritmo e o volume do Metallica aumentaram por outras razões também. Isso se devia ao público de Los Angeles, que estava mais interessado em socializar, e à "nervosismo" de Lars Ulrich. Hetfield disse: "Em Los Angeles, as pessoas estavam lá apenas para beber e ver quem estava presente. Decidimos tentar acordar todos tocando mais rápido e mais alto do que qualquer outro."
O líder da banda concluiu: "O nervosismo também contribuiu para nosso som. Lars sempre estava nervoso no palco, então ele tocava cada vez mais rápido. Foi um grande desafio para nós, mas ninguém queria desistir e dizer a ele que estava tocando rápido demais. Nós simplesmente pensamos: 'Diabos, vamos tocar rápido também'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Rock in Rio 2026: guia com datas, atrações, novidades e tudo que já sabemos até o momento


Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
Para John Bush, Metallica tomou o caminho certo com o "Black Album"
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Poppy fala sobre Metallica, Judas Priest, Linkin Park, Amy Lee e perigos do TikTok
James Hetfield, do Metallica, diz que tem o melhor emprego do mundo
O selo de qualidade que o Metallica deu ao Scorpions, segundo Rudolf Schenker
James Hetfield revela como se sente sendo James Hetfield, do Metallica
Reb Beach: "Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bosta"
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"


