Como o Metallica se tornou pioneiro do thrash metal, segundo James Hetfield
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de setembro de 2023
O Metallica teve uma influência profunda na cultura musical e é o grupo mais famoso dentro dos "Quatro Grandes" do thrash metal, ao lado de Slayer, Megadeth e Anthrax. Elogiados por seus esforços iniciais no desenvolvimento do estilo arrebatador, o Metallica deixou uma marca forte na história da música.
Metallica - Mais Novidades
A banda, entretanto, seguiu um caminho ligeiramente diferente de seus contemporâneos e conquistou um sucesso abrangente desde o seu auge nos anos 1980, graças a um estilo mais orientado para o rock, que deu origem a músicas como "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters".
O Metallica frequentemente gera discussões entre seus seguidores e os amantes do metal em geral devido à sua extensa e variada discografia. As discussões geralmente giram em torno de como seus primeiros anos, que incluíram o saudoso baixista Cliff Burton como sua arma secreta, foram seus melhores.
Essa era, que inclui o álbum de estreia de 1983, "Kill 'Em All", "Ride the Lightning" de 1984 e o último álbum com Burton, "Master of Puppets" de 1986, é inquestionavelmente a mais influente, tendo impactado desde bandas como Korn até a série "Stranger Things".
O thrash metal que o Metallica aperfeiçoou nesses álbuns serve como exemplo do quão poderosa a música pode ser quando se afasta completamente da norma, combinando a velocidade relâmpago da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) com a objetividade do hardcore punk e um desdém geral pela América de Reagan.
Então, como o Metallica iniciou o gênero thrash metal? Em uma entrevista de 1992 para a Guitar World (via Kark Post) com o guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, James Hetfield refletiu sobre os primeiros anos de sua banda e como eles se tornaram uma referência no gênero thrash.
Quando questionado diretamente sobre como o Metallica inventou o thrash, Hetfield respondeu: "Assim como Tony, nós também tocávamos músicas de outras bandas quando começamos. Fomos realmente influenciados pela New Wave of British Heavy Metal, que incluía bandas como Venom e Diamond Head - coisas underground".
Ele continuou: "Aprendemos um monte de músicas deles a partir de singles obscuros que Lars havia coletado. A maioria das pessoas pensava que estávamos tocando músicas originais porque nunca tinham ouvido nada daquilo antes - o que foi bom para nós! Pegamos todo o crédito. Você sabe: 'Ei, vocês escrevem boas músicas', 'Sim, eu sei'".
Hetfield afirmou que a banda começou a tocar mais rapidamente como reação aos fãs desinteressados, que os irritavam. Ele lembrou: "Certamente não íamos contar a eles a verdade. Eventualmente, começamos a tocar tudo mais rápido porque, assim como aconteceu com o Sabbath, a plateia não estava prestando atenção em nós, e isso nos irritava."
O ritmo e o volume do Metallica aumentaram por outras razões também. Isso se devia ao público de Los Angeles, que estava mais interessado em socializar, e à "nervosismo" de Lars Ulrich. Hetfield disse: "Em Los Angeles, as pessoas estavam lá apenas para beber e ver quem estava presente. Decidimos tentar acordar todos tocando mais rápido e mais alto do que qualquer outro."
O líder da banda concluiu: "O nervosismo também contribuiu para nosso som. Lars sempre estava nervoso no palco, então ele tocava cada vez mais rápido. Foi um grande desafio para nós, mas ninguém queria desistir e dizer a ele que estava tocando rápido demais. Nós simplesmente pensamos: 'Diabos, vamos tocar rápido também'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
Mustaine aponta as diferenças entre sua releitura de "Ride the Lightning" e a versão original
Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
A música do Rush que fez Neil Peart mudar o jeito de escrever; "experiência humana"
Vocalista não vê sentido em reativar o Hellyeah sem Vinnie Paul
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
Por que o Lynyrd Skynyrd gravou um solo de guitarra fora do tom em uma canção clássica?
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
A música de "Parasomnia" que Petrucci considera divertida de tocar ao vivo com o Dream Theater
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu


Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Dave Mustaine quer turnê Metallica + Megadeth; "isso faria tudo ficar bem"
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
Bruce Dickinson: ex-Metallica mostra foto rara do peludo vocalista na piscina
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman", do Metallica, em programa de TV


