Como o Metallica se tornou pioneiro do thrash metal, segundo James Hetfield
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de setembro de 2023
O Metallica teve uma influência profunda na cultura musical e é o grupo mais famoso dentro dos "Quatro Grandes" do thrash metal, ao lado de Slayer, Megadeth e Anthrax. Elogiados por seus esforços iniciais no desenvolvimento do estilo arrebatador, o Metallica deixou uma marca forte na história da música.
Metallica - Mais Novidades
A banda, entretanto, seguiu um caminho ligeiramente diferente de seus contemporâneos e conquistou um sucesso abrangente desde o seu auge nos anos 1980, graças a um estilo mais orientado para o rock, que deu origem a músicas como "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters".
O Metallica frequentemente gera discussões entre seus seguidores e os amantes do metal em geral devido à sua extensa e variada discografia. As discussões geralmente giram em torno de como seus primeiros anos, que incluíram o saudoso baixista Cliff Burton como sua arma secreta, foram seus melhores.
Essa era, que inclui o álbum de estreia de 1983, "Kill 'Em All", "Ride the Lightning" de 1984 e o último álbum com Burton, "Master of Puppets" de 1986, é inquestionavelmente a mais influente, tendo impactado desde bandas como Korn até a série "Stranger Things".
O thrash metal que o Metallica aperfeiçoou nesses álbuns serve como exemplo do quão poderosa a música pode ser quando se afasta completamente da norma, combinando a velocidade relâmpago da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) com a objetividade do hardcore punk e um desdém geral pela América de Reagan.
Então, como o Metallica iniciou o gênero thrash metal? Em uma entrevista de 1992 para a Guitar World (via Kark Post) com o guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, James Hetfield refletiu sobre os primeiros anos de sua banda e como eles se tornaram uma referência no gênero thrash.
Quando questionado diretamente sobre como o Metallica inventou o thrash, Hetfield respondeu: "Assim como Tony, nós também tocávamos músicas de outras bandas quando começamos. Fomos realmente influenciados pela New Wave of British Heavy Metal, que incluía bandas como Venom e Diamond Head - coisas underground".
Ele continuou: "Aprendemos um monte de músicas deles a partir de singles obscuros que Lars havia coletado. A maioria das pessoas pensava que estávamos tocando músicas originais porque nunca tinham ouvido nada daquilo antes - o que foi bom para nós! Pegamos todo o crédito. Você sabe: 'Ei, vocês escrevem boas músicas', 'Sim, eu sei'".
Hetfield afirmou que a banda começou a tocar mais rapidamente como reação aos fãs desinteressados, que os irritavam. Ele lembrou: "Certamente não íamos contar a eles a verdade. Eventualmente, começamos a tocar tudo mais rápido porque, assim como aconteceu com o Sabbath, a plateia não estava prestando atenção em nós, e isso nos irritava."
O ritmo e o volume do Metallica aumentaram por outras razões também. Isso se devia ao público de Los Angeles, que estava mais interessado em socializar, e à "nervosismo" de Lars Ulrich. Hetfield disse: "Em Los Angeles, as pessoas estavam lá apenas para beber e ver quem estava presente. Decidimos tentar acordar todos tocando mais rápido e mais alto do que qualquer outro."
O líder da banda concluiu: "O nervosismo também contribuiu para nosso som. Lars sempre estava nervoso no palco, então ele tocava cada vez mais rápido. Foi um grande desafio para nós, mas ninguém queria desistir e dizer a ele que estava tocando rápido demais. Nós simplesmente pensamos: 'Diabos, vamos tocar rápido também'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos


Nos anos 90, Lars Ulrich afirmou que o rock estava em extinção
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
Por que o "Black Album" é tão grandioso, segundo Kirk Hammett
Fãs do Metallica recebem banimento vitalício após escalarem torre de som em show da banda
Como Cliff Burton ajudou a moldar o Faith No More - mesmo sem nunca ter tocado na banda
Lars Ulrich, do Metallica, já rejeitou o rótulo "thrash metal"
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Lenda do heavy metal, Bill Ward afirma que Lars Ulrich é um baterista brilhante - e tagarela
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
A canção do Metallica que fala sobre a saída de Jason Newsted
Os 10 melhores discos do rock dos anos 80, segundo o RYM


