Bruno Sutter diz que pessoas costumam nascer de esquerda e com o tempo virar de direita
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de outubro de 2023
Os termos "esquerda" e "direita" têm origens na Revolução Francesa do século 18, onde os representantes da burguesia sentavam-se à direita do presidente da Assembleia Nacional, enquanto os defensores do clero e da monarquia ficavam à esquerda. Desde então, esses rótulos ideológicos têm sido fundamentais na classificação política, delineando visões sobre a sociedade, economia e papel do Estado.
Na contemporaneidade, a sociedade brasileira enfrenta uma intensificação da polarização entre esquerda e direita. Fatores como desigualdade socioeconômica, corrupção, mudanças culturais e o advento das redes sociais contribuíram para acentuar as divergências. A ascensão de lideranças políticas carismáticas, muitas vezes associadas a extremos ideológicos, também desempenhou um papel significativo na fragmentação do cenário político.
Nesse contexto, o cantor Bruno Sutter, do Massacration, deu sua opinião sobre esse tema, no podcast Guarda Volumes.
"Quando envelhecemos, tendemos a nos aproximar mais da religião e a adotar uma postura mais conservadora. Você nasce de esquerda e, ao longo do tempo, vai endireitando. Na adolescência, é comum ser radical e estar contra tudo e todos. No entanto, ao ter filhos, começamos a perceber a importância de cuidar de nós mesmos, da saúde e a repensar nossas escolhas, como o uso de drogas.
Assim, não condeno alguém que era roqueiro e, de repente, se torna conservador. Isso é uma evolução natural, pois percebemos a necessidade de cuidado e responsabilidade. Não é incomum ver um funk antigo e notar a diferença, assim como observar pessoas que eram extremamente radicais na juventude e agora adotam uma postura mais conservadora.
Quando encontramos um metalhead na rua, lembramos da época da adolescência, e vemos que as coisas mudaram. Ao ver alguém com um visual de cabelo comprido, pensamos que essa pessoa está revivendo o espírito dos anos 80, algo semelhante ao que vemos em ‘Stranger Things’, despertando uma nostalgia das antigas experiências. Muitos movimentos musicais atuais, como o de The Weeknd, incorporam fortemente a sonoridade dos anos 80. Mesmo artistas pop contemporâneos apresentam uma sonoridade marcante dessa época. É interessante observar como a influência dos anos 80 ainda ressoa na música e na cultura atual".

Rock de direita ou esquerda?
Em uma entrevista ao canal Sistema Solari no YouTube, o guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, expressou sua discordância em relação a essa afirmação. Na perspectiva dele, o rock é, acima de tudo, um símbolo de liberdade, inclusive para escolher uma posição política. Ele criticou a ideia de associar automaticamente a orientação política de um roqueiro a um espectro específico, destacando que essa noção é equivocada.
"Considerar que um roqueiro deva ser necessariamente de esquerda é um equívoco significativo. Sua escolha profissional não deve ser determinada por sua inclinação política. A ideia de que um médico deve ser de direita, um engenheiro de esquerda e um roqueiro de esquerda é, na verdade, ridícula e patética. O espírito do rock é intrinsecamente ligado à liberdade, não apenas na música, mas também na capacidade de escolher livremente sua posição política."
Kisser enfatizou que o rock transcende a esfera política, sendo uma manifestação geral de liberdade de expressão. Ele mencionou exemplos como o Ramones, onde o guitarrista era de direita, e artistas como Ted Nugent e James Hetfield, que compartilham essa orientação política. Na opinião dele, a discussão sobre a relação entre profissão e escolha política é vazia, destacando que cada indivíduo tem o direito de ter suas próprias convicções políticas, mesmo que ele mesmo discorde delas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Edu Falaschi anuncia Roy Khan e Veronica Bordacchini como cantores convidados de "MI'RAJ"
Torture Squad substituirá Fear Factory no Bangers Open Air
Fear Factory cancela apresentação no Bangers Open Air por motivos de saúde
Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Cachorro Grande retorna e anuncia novo álbum após hiato
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
Crypta oficializa Victória Villarreal como a nova integrante efetiva
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo
Andreas Kisser: "Essa coisa de roqueiro ter que ser de esquerda é uma grande besteira"
Bruno Sutter compara Massacration e Crypta por motivo que deveria envergonhar o metal
O dia que Bruno Sutter abordou Gastão doidão: "Não fumem maconha!"
A brincadeira que Sutter fez em reality da Record que apresentadora perdeu paciência
O motivo bizarro responsável por única censura de Bruno Sutter na MTV


