O que é a paresia das pregas vocais, condição que Bruno Sutter vem tratando
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de dezembro de 2023
O cantor Bruno Sutter, conhecido pelo seu trabalho no Massacration, revelou em entrevista ao Headpilhas que seu tratamento para melhorar a paresia vocal está dando resultado. O assunto surgiu quando foi questionado sobre ter começado a andar de kart e como isso o estimulou a voltar a tratar essa condição.
"O esporte na verdade é uma excelente escola para sua vida. Para tudo o que você faz. Costumo falar que depois que passei a andar de kart me tornei um profissional e cantor melhor, além de uma pessoa melhor. O kart me fez redescobrir o que é aprender uma coisa do zero; ter a humildade de reconhecer que você nunca sabe tudo. Eu tenho uma condição vocal chamada paresia, que vou ter para sempre.
Me tratei na época, fiz o que dava para fazer, fiz bastante fono. Fiz movimentos compensatórios, mas não me interessei em aprimorar mais essa minha condição de deficiência vocal, pois tinha me adaptado. Dava para cantar. Fiz meu primeiro disco solo, a primeira do Massacration. A voz estava numa qualidade meio ruim. Eu já tinha aceitado. Não tinha pra onde ir. Quando comecei a andar de kart, em 2018, me tornei um bom piloto do zero. Pensei que poderia deixar de ser preguiçoso e voltar a estudar. Hoje, considero minha voz num patamar bem melhor".
De acordo com a otorrinolaringologista Sabryna Farneze, a paralisia é uma condição mais severa do que a paresia. "Bom, existe a paralisia e a paresia. A paralisia é quando fica totalmente paralisado. Não mexe, não há contração. A paresia é quando não mexe, mas tem sinais de contração. Tem uma enervação ali, mas não é suficiente. A paresia acarreta em problemas para cantar e falar. As cordas podem paralisar de várias formas - fechadas ou abertas", disse.
Já no canal Blog Experiências, é explicado um pouco mais sobre o assunto. "Paresia é quando o movimento está limitado ou fraco. É um grau menor de paralisia. A motilidade fica abaixo do padrão normal e a força muscular localizada fica prejudicada. É um comprometimento parcial".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps