RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Parceria com Yungblud rende marca história ao Aerosmith

Mike Portnoy revela qual o seu integrante preferido do Kiss

Membro abandonado pela própria banda é salvo por financiamento coletivo

Para John Bush, Metallica tomou o caminho certo com o "Black Album"

Evanescence anuncia turnê mundial para 2026

Líder do Metal Church conta como a nova formação da banda foi montada

Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos

Ozzy Osbourne ganhará homenagem póstuma de Birmingham no dia em que completaria 77 anos

A melhor música do clássico álbum "Powerage" do AC/DC, segundo Angus Young

A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify

Os 4 álbuns de rock clássico que permaneceram mais tempo nas paradas

Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio

Produtor gringo opina sobre Andre Matos: "Se você não gosta, é porque é true demais"

Judas Priest anuncia turnê europeia "Faithkeepers" para 2026

4 bandas com pelo menos 3 vocalistas incríveis, segundo a American Songwriter


Stamp

A histórica falta de destaque do baixo dentro do heavy metal, segundo Fábio Carito

Por
Postado em 05 de outubro de 2023

O heavy metal nasceu no começo dos anos 1970 e diversos músicos de vários instrumentos se consagraram como grandes referências dentro do estilo. Mas será que os baixistas historicamente nunca tiveram destaque no contexto da música pesada?

Em entrevista a Gustavo Maiato, Fabio Carito, baixista brasileiro que já tocou com nomes como Roland Grapow, Tim "Ripper Owens" e Warrel Dane e que hoje integra o Metalium, comentou que muitos subgêneros não favorecem o instrumento, que acaba sendo ofuscado pela bateria.

"Eu faço cobertura de shows pela Cover Baixo e falo muito para baixistas, dou atenção para o instrumento. Esse é meu diferencial. É bacana, gosto muito de fazer. Infelizmente, dentro do heavy metal, o baixo não é um instrumento com muito destaque. Temos poucas bandas que dão atenção para o baixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Às vezes, o próprio baixista se propõe a fazer um arranjo mais legal ou um solo, ou na mixagem escutamos o baixo um pouco mais alto. Por isso, não consigo lembrar de muitos baixistas recentes. Agora, o baixista do Jinger, Eugene, é um cara muito técnico e de extremo bom gosto. Ele tem um baita timbre e toca bem. Outro que gosto muito é o Paolo do Trivium. Com o passar dos anos, dá para escutar mais o baixo da banda. Não é nada muito espetacular, mas dá para ver que está progredindo.

Os meus favoritos são os tiozões! [risos]. Steve Harris, Geddy Lee. O Lars do Metalium também. O Jari, ex-Stratovarius, gosto muito também. Bandas como Iron Maiden, Black Sabbath e Rush são grupos que favorecem o baixo. Não tem a bateria acelerada com bumbo duplo. Se você botar o baixo com uma bateria que não para, vai ficar embolado. Então, o baixo fica lá. Tem a questão do estilo e do baixista. Existem piadas que falam que o baixista é o preguiçoso da banda! Produtores que trabalhei já falaram que ‘ninguém se importa’ sobre meu baixo".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Baixo e heavy metal

Embora muitos associem o rock and roll principalmente às guitarras, o baixo desempenha um papel crucial em uma banda. Além de manter o ritmo, o instrumento de quatro (ou mais) cordas tem contribuído com algumas das introduções mais marcantes do rock.

Num vídeo compartilhado por Mateus Ribeiro, o músico Rick Beato compilou uma lista de 20 introduções icônicas do rock and roll, todas interpretadas no baixo, em seu canal no YouTube. A seleção abrange uma variedade de artistas renomados, incluindo Muse, Van Halen, Beatles, Nirvana, Iron Maiden, Metallica, Motorhead, Black Sabbath, Megadeth e Alice In Chains.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O vídeo destaca a diversidade de estilos e abordagens que os baixistas utilizam para estabelecer o tom de uma música. Do groove pulsante ao ronco poderoso, cada introdução é uma peça única que contribui para a riqueza e variedade do universo musical do rock.

Essas introduções não apenas demonstram a habilidade técnica dos músicos, mas também ressaltam a importância do baixo na criação de uma base sólida para as composições. É uma lembrança valiosa de que, por trás das guitarras estridentes e das batidas vigorosas, o baixo desempenha um papel vital na força e na singularidade do rock and roll.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS