A histórica falta de destaque do baixo dentro do heavy metal, segundo Fábio Carito
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de outubro de 2023
O heavy metal nasceu no começo dos anos 1970 e diversos músicos de vários instrumentos se consagraram como grandes referências dentro do estilo. Mas será que os baixistas historicamente nunca tiveram destaque no contexto da música pesada?
Em entrevista a Gustavo Maiato, Fabio Carito, baixista brasileiro que já tocou com nomes como Roland Grapow, Tim "Ripper Owens" e Warrel Dane e que hoje integra o Metalium, comentou que muitos subgêneros não favorecem o instrumento, que acaba sendo ofuscado pela bateria.
"Eu faço cobertura de shows pela Cover Baixo e falo muito para baixistas, dou atenção para o instrumento. Esse é meu diferencial. É bacana, gosto muito de fazer. Infelizmente, dentro do heavy metal, o baixo não é um instrumento com muito destaque. Temos poucas bandas que dão atenção para o baixo.
Às vezes, o próprio baixista se propõe a fazer um arranjo mais legal ou um solo, ou na mixagem escutamos o baixo um pouco mais alto. Por isso, não consigo lembrar de muitos baixistas recentes. Agora, o baixista do Jinger, Eugene, é um cara muito técnico e de extremo bom gosto. Ele tem um baita timbre e toca bem. Outro que gosto muito é o Paolo do Trivium. Com o passar dos anos, dá para escutar mais o baixo da banda. Não é nada muito espetacular, mas dá para ver que está progredindo.
Os meus favoritos são os tiozões! [risos]. Steve Harris, Geddy Lee. O Lars do Metalium também. O Jari, ex-Stratovarius, gosto muito também. Bandas como Iron Maiden, Black Sabbath e Rush são grupos que favorecem o baixo. Não tem a bateria acelerada com bumbo duplo. Se você botar o baixo com uma bateria que não para, vai ficar embolado. Então, o baixo fica lá. Tem a questão do estilo e do baixista. Existem piadas que falam que o baixista é o preguiçoso da banda! Produtores que trabalhei já falaram que ‘ninguém se importa’ sobre meu baixo".
Baixo e heavy metal
Embora muitos associem o rock and roll principalmente às guitarras, o baixo desempenha um papel crucial em uma banda. Além de manter o ritmo, o instrumento de quatro (ou mais) cordas tem contribuído com algumas das introduções mais marcantes do rock.
Num vídeo compartilhado por Mateus Ribeiro, o músico Rick Beato compilou uma lista de 20 introduções icônicas do rock and roll, todas interpretadas no baixo, em seu canal no YouTube. A seleção abrange uma variedade de artistas renomados, incluindo Muse, Van Halen, Beatles, Nirvana, Iron Maiden, Metallica, Motorhead, Black Sabbath, Megadeth e Alice In Chains.
O vídeo destaca a diversidade de estilos e abordagens que os baixistas utilizam para estabelecer o tom de uma música. Do groove pulsante ao ronco poderoso, cada introdução é uma peça única que contribui para a riqueza e variedade do universo musical do rock.
Essas introduções não apenas demonstram a habilidade técnica dos músicos, mas também ressaltam a importância do baixo na criação de uma base sólida para as composições. É uma lembrança valiosa de que, por trás das guitarras estridentes e das batidas vigorosas, o baixo desempenha um papel vital na força e na singularidade do rock and roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Os 10 melhores álbuns do black metal, segundo o RYM
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Nazareth: um elogio à pertinácia
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta

10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Os melhores bateristas de hair metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Site americano elege os melhores baixistas do rock progressivo de todos os tempos
Os 10 melhores riffs do metal nacional de todos os tempos, segundo Gustavo Maiato
Baixo: por que tocar o instrumento é mais difícil do que parece, segundo Paul Gilbert


