O álbum de Prince que salvou baixista do Guns N' Roses da heroína
Por André Garcia
Postado em 22 de novembro de 2023
Poucas coisas no mundo se comparam à música em capacidade de mudar vidas. Todo fã de música, independentemente do gênero, pelo menos alguma vez já deve ter tido o curso de sua vida alterada pela audição de um álbum.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Inúmeros rockstars, por exemplo, começaram a tocar instrumentos ao ouvirem pela primeira vez um álbum dos Beatles, Black Sabbath, Ramones e etc. Mesmo entre nós, meros mortais, é comum um disco que nos ajudou a superar um momento difícil, a perda de um ente querido, o fim de um relacionamento ou algo do gênero.
À Classic Rock em 2021, Duff McKagan contou que "1999" (1982), do Prince, literalmente salvou sua vida. Graças a ele, o futuro baixista do Guns N' Roses escapou da heroína, e tomou coragem para sair de Seattle e correr atrás de seu sonho de viver como músico.
"Este álbum foi enorme para mim. Naquela época, eu ainda morava em Seattle, e a heroína tinha dizimado toda a minha cena — minha namorada, meu companheiro de quarto, os caras da minha banda — e este disco foi uma fuga para mim. Todo mundo tem aquele disco que 'salvou sua vida', e '1999' me fez perceber que eu tinha que sair de Seattle se quisesse ser músico, e me deu a coragem para fazer isso."
Duff, 10 anos depois, teve oportunidade de conhecer Prince pessoalmente, mas não a aproveitou como poderia por estar bêbado demais:
"Eu fui ver Prince uma vez na Alemanha numa folga durante a turnê 'Use Your Illusion', e um dos seguranças dele disse 'Prince gostaria de dizer 'Oi', e naquele momento eu percebi que estava bêbado demais: literalmente não conseguia formular uma frase. Ele foi tão legal, mas eu estava um bagaço. No entanto, anos depois, em um programa de turnê, ele usou algo que eu escrevi sobre ele, então o fato de que ele sabia que eu existia foi legal."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps