Guns N' Roses: o "Chinese Democracy" que você nunca viu
Por Nacho Belgrande
Fonte: Fórum do site MyGnr.com
Postado em 18 de março de 2011
Como é de conhecimento geral de qualquer pessoa minimamente interessada no GUNS N’ ROSES, a rede estadunidense de lojas de eletrônicos, a BEST BUY, adquiriu direitos exclusivos para distribuição para o então altamente aguardado disco da banda, ‘Chinese Democracy’ em 2008, por uma quantia que especula-se, tenha ficado por volta de cinco milhões de dólares.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Na época, várias versões do encarte do CD foram lançadas em tiragem menor, mas perfeitamente encontráveis em qualquer filial da loja nos EUA. Mesmo a Best Buy tendo total exclusividade de distribuição do disco nos EUA, a entourage de W. Axl Rose e/ou a gravadora Universal Music forneceram material gráfico alternativo que não foi distribuído oficialmente para nenhum outro país do mundo onde o álbum tenha sido lançado. Pelo contrário, o que os outros países – incluindo o Brasil nessa lista – receberam [apesar de serem apoiadores muito mais fiéis da banda do que os fãs de seu país de origem] é uma versão bem mais barata e simplificada do encarte, que deixa a desejar em relação às versões alternativas, uma vez que estas possuem um trabalho que interage e representa bem melhor a proposta lírica de ‘Chinese Democracy’.
A figura abaixo, ‘Doggie’, de Sandy Yagi, aparece na página dos créditos do encarte:
Página com a letra de ‘Sorry’:
Trata-se da pintura ‘The Lizard Part of My Brain’, também por Sandra Yagi. O esboço original para a pintura que Axl compraria depois é essa:
Nesse scan, vemos a seção do encarte contendo as letras de ‘Chinese Democracy’ e ‘Shackler’s Revenge’:
A gravura original completa representando ‘Shackler’s Revenge’ se chama ‘Girl Raped by Alien’, do artista He An. Eis a pintura em sua perspectiva total:
Abaixo vemos a porção de ‘Catcher in the Rye’ e ‘Scraped’. A página da esquerda, com ‘Scraped’ é ilustrada por outro artista chinês, Xiao Ping, por meio de seu trabalho ‘Portrait No. 3’:
Reprodução do original:
A nota de rodapé - tal como publicada aqui no Whiplash.Net onde ele esclarece quem seria Riad, o homem que serviu de inspiração para ‘Civil War’ e ‘Riad and the Bedouins’:
A pintura leva o nome de ‘AK-47’ e é da autoria de Anton. S. Kandinsky, vista em sua natureza aqui:
A faixa ‘Riad and the Bedouins’ em si adorna uma pintura do artista chinês Lou Jie, ‘Prisioner No. 3’:
E no encarte ficou assim:
Axl, o fanfarrão que é, escolheu muito bem a foto encarregada de portar todo o romantismo, poesia e emoção da faixa mais ‘cândida’ do disco, ‘This I Love’:
É isso que ele ama então. A foto original é intitulada ‘Hundreds of Thousands' de um artista chamado Rankin:
‘Prostitute’, última faixa do disco, ficou assim:
A pintura original é de Johnnie Hurtig e se chama "Scream".
‘I.R.S.’, faixa cujo título refere-se à receita federal estadunidense, também teve uma analogia muito particular com a arte impressa:
Originalmente, esse é um quadro chamado de "O Terra" (Sad Rat Journey) por um artista americano de nome Socar. ‘Better’, talvez a faixa mais bem recebida do disco, é representada por uma pintura do artista chinês Ziao Kegang, "Body 2005 No. 3":
‘Seated Figure In Robe’, de Gloria Gaddis, escolhida para sintetizar ‘Madagascar’:
‘If The World’ e ‘There Was a Time’, ambas com gravuras da mesma artista, Lian Xue Ming, com ‘Cry. No. 2’ e ‘Cry No. 7’, respectivamente:
A litografia para a letra de ‘Street of Dreams’, que acabou sendo lançada como single e usou a mesma proposta gráfica:
Imagens do CD Single:
‘Chinese Democracy’ teve ao todo quatro capas diferentes distribuídas na Best Buy. Além da notória ‘foto da bicicleta’, mais três versões foram impressas e hoje em dia são material de colecionador:
A capa acima estampa uma pintura do artista ucraniano Anton Kandinsky [especialista em temática bélica, vide seu trabalho para a nota de rodapé sobre Riad, o conhecido de Axl]. Anos atrás, Kandinsky revelou, durante uma entrevista, que Axl tinha passado por sua oficina e comprado uma pintura que ainda tinha que passar pra pegar:
‘Red Star’, do artista chinês Shi Lifeng:
Lifeng também desenhou outra capa utilizada pelo Guns N’ Roses, ‘Controlling’, vista aqui já embalada no estojo do pacote vendido na Best Buy:
‘Injured Left Hand’, de Liu Yan, também foi capa de uma versão do CD:
Uma outra capa circula pela internet, e por seu contexto, pode muito bem ter sido encomendada/elaborada pelo staff da própria banda, mas não há fotos de exemplares do disco com ela impressa. Em todo caso, a gravura seria essa:
A título de curiosidade, algumas fotos de edições alternativas do álbum de 2008 e que podem ser facilmente encontradas por importadores e na internet:
Foto do box set:
Conteúdo do Box set:
Foto da versão em vinil:
No link abaixo, matéria sobre uma outra variação do encarte.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps