A fantástica banda que estava imitando o Sabbath e Iommi teve que dar uma chamada nos caras
Por Bruce William
Postado em 08 de novembro de 2023
O Black Sabbath exerceu uma influência monumental nas bandas que surgiram após eles, especialmente no cenário do Heavy Metal. Sua distinta abordagem musical, caracterizada por riffs de guitarra pesados, afinações baixas e letras sombrias, pavimentou o caminho para o desenvolvimento do gênero. Bandas icônicas como Metallica, Slayer e Iron Maiden, bem como inúmeras outras, encontraram inspiração no som e no estilo do Black Sabbath. A atmosfera obscura e misteriosa, juntamente com os temas sombrios explorados pelo Black Sabbath, também se tornaram uma parte integral do DNA do Heavy Metal, tornando-os pioneiros incontestáveis do gênero e uma referência incontornável para todas as gerações de músicos do Metal.
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E embora o Black Sabbath seja muito citado por sua influência no Heavy Metal, sua marca registrada na música também se estendeu para gêneros musicais fora do Metal. Sua abordagem distorcida, riffs de guitarra poderosos e atmosfera sombria tiveram um impacto duradouro na cena musical de maneiras surpreendentes. Bandas de Rock Alternativo, Stoner Rock e até mesmo algumas do mundo do Rock Clássico foram influenciadas de várias formas.
E uma das bandas que aparenta não ter herdado nada do Sabbath, na verdade, não somente herdou mas, conforme contou o guitarrista Tony Iommi, ele até chegou a suspeitar que estavam copiando na cara dura o seu trabalho: trata-se de ninguém menos que o Van Halen.
É verdade que desde o início de sua carreira, Eddie Van Halen vinha desenvolvendo um estilo musical único que poucos conseguiram imitar na indústria da música. Com a peculiaridade de tocar com ambas as mãos no braço da guitarra, Eddie criou riffs distintivos que eram praticamente de sua própria autoria, embora tenha se inspirado em elementos que ouviu em seus discos de metal favoritos.
E como lembrou a Far Out, quando o Van Halen acompanhou o Black Sabbath em turnê, Tony Iommi às vezes sentia que os então novatos estavam se apropriando de algumas de suas ideias. Ao discutir as primeiras vezes em que ouviu a música do Van Halen, Iommi suspeitou que eles estavam imitando seus característicos licks de guitarra: "Eles nos assistiam quase todas as noites, observando o que a gente fazia que funcionava e empolgava o público. Mas ficava um pouco estranho pois parecia que ambas as bandas faziam as mesmas coisas. Em uma ocasião, eu disse a Eddie: 'Você vai tocar algumas faixas do nosso novo álbum amanhã?'".
Neste outro texto, transcrito por André Garcia, há um relato de Geezer Butler extraído da biografia de Eddie Van Halen, Eruption: The Eddie Van Halen Story, de Paul Brannigan, que conta esta história sob a ótica do baixista: "O Van Halen se saiu muito bem. A única coisa que me irritou foi que no início da turnê, eles pareciam uma banda muito crua; só que no decorrer da turnê, eles meio que começaram a nos copiar. Os solos de guitarra de Eddie ficaram mais longos, David Lee Roth copiava tudo que Ozzy fazia… o baixista [Michael Anthony] até começou a usar um pedal de wah-wah (na época, eu era o único baixista que usava um). Quando subíamos ao palco, as pessoas já estavam tipo, 'Ah, já vi tudo isso antes'. Aí ficou como se fôssemos cover de nós mesmos. Eles eram todos muito gente boa, então não nos importamos muito com isso, mas Tony teve que dar umas palavrinhas com Eddie, tipo um 'baixa a bola'".
Então, apesar de possíveis tensões na estrada, Iommi e Eddie acabaram por desenvolver uma amizade sólida fora dos palcos, compartilhando histórias sobre colaborações com seus respectivos vocalistas e discutindo equipamentos musicais. Embora seus estilos tenham suas próprias singularidades, tanto Iommi quanto Eddie eram conhecidos por sua preferência pelas escalas de blues e por incorporar variações sonoras quando a música pedia.
Em álbuns como "Women and Children First", por exemplo, Eddie ocasionalmente emulava algumas passagens de uma maneira que lembrava o som sombrio do Black Sabbath, como na faixa de transição "Tora Tora," que poderia ter sido facilmente uma composição do Sabbath se fosse mais desenvolvida além de apenas um minuto. Sendo assim, fica claro que Iommi, com seu estilo único na guitarra, contribuiu para enriquecer o vocabulário musical de Eddie, que foi muito além das convenções do blues.
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