O Black Sabbath deu um "baixa a bola" no Van Halen durante a turnê de 1978
Por André Garcia
Postado em 22 de junho de 2023
O Black Sabbath, quando fez uma turnê com abertura do Van Halen em 1978, temeu ser ofuscado em seu próprio show. Tony Iommi precisou chamar Eddie no canto e dar nele um "baixa a bola".
Uma das turnês mais épicas da segunda metade da década de 70 foi a que reuniu o já veterano Black Sabbath com o estreante Van Halen. Aquela excursão pelo Reino Unido pôs lado a lado o Sabbath (promovendo 'Never Say Die!') em queda, dando sinais de desgaste físico, mental, criativo e pessoal; e o Van Halen (promovendo seu debut autointitulado) voando baixo e decidido a agarrar aquela oportunidade para chegar à primeira prateleira do rock.
Black Sabbath - Mais Novidades

Paul Brannigan, redator da Classic Rock, é o autor da biografia de Eddie Van Halen, Eruption: The Eddie Van Halen Story. No livro, a história é contada por relatos de Geezer Butler e Tony Iommi:
"O Van Halen se saiu muito bem", relembrou Butler. "A única coisa que me irritou foi que no início da turnê, eles pareciam uma banda muito crua; só que no decorrer da turnê, eles meio que começaram a nos copiar. Os solos de guitarra de Eddie ficaram mais longos, David Lee Roth copiava tudo que Ozzy fazia… o baixista [Michael Anthony] até começou a usar um pedal de wah-wah (na época, eu era o único baixista que usava um). Quando subíamos ao palco, as pessoas já estavam tipo, 'Ah, já vi tudo isso antes'. Aí ficou como se fôssemos cover de nós mesmos. Eles eram todos muito gente boa, então não nos importamos muito com isso, mas Tony teve que dar umas palavrinhas com Eddie, tipo um 'baixa a bola'."
Iommi confirmou a história contada pelo baixista, e revelou a chamada que deu em Eddie. Nenhum dos dois guardaram ressentimento, entretanto, e se tornaram grandes amigos ao longo da turnê:
"Eu não conhecia Van Halen muito bem, mas quando os ouvi pela primeira vez, pensei, 'P*ta merda!' Eles eram tão energéticos, ótimos músicos e tinham boas músicas. Ficamos tipo, 'Uau, nossa, eles são muito bons!' Eles nos assistiam quase todas as noites do lado do palco e, obviamente, estavam pegando coisas da gente, observando o que funcionava, o que levantava a plateia. Só que era meio estranho quando subíamos ao palco, porque parecia que estávamos só repetindo o que eles estavam fazendo. Até que uma noite eu disse a Eddie, 'Aí Eddie, você não quer tocar algumas faixas do nosso novo álbum amanhã também não [risos]?'"
"Eddie obviamente ouviu outros guitarristas enquanto amadurecia, mas ele criou seu próprio estilo, e era um guitarrista fabuloso. Na maioria das noites, ele ia até meu quarto (ou eu ia até o dele) e passávamos a noite conversando e cheirando um pouco de cocaína. Ele se tornou um amigo muito próximo, eu o respeitava muito como músico. Estou realmente feliz por ter tido eles conosco, porque com aquilo fiz um amigo para a vida toda", concluiu.
No final dos anos 70, o Black Sabbath estava em decadência por conta do desgaste das turnês incessantes, as tensões internas, problemas financeiros, esgotamento criativo e o abuso da bebida e das drogas. Foi só em 1980, com Dio no lugar de Ozzy, que eles deram a volta por cima com "Heaven and Hell". O Van Halen, por outro lado, estava em franca ascensão, e passou ano após ano se tornando cada vez maior e mais popular a cada álbum que lançava.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal


