Nos anos 90, Bruce Dickinson pensou em desistir da música e cogitou ser maquinista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de fevereiro de 2024
O icônico Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, decidiu seguir carreira solo nos anos 1990, após uma década como frontman do grupo liderado por Steve Harris. Enquanto integrou o Maiden, Bruce gravou discos que se tornaram clássicos absolutos do Metal, como "The Number Of The Beast", "Powerslave" e "Seventh Son Of A Seventh Son". Porém, apesar de todo o sucesso alcançado, o cantor tomou seu rumo e deixou a Donzela de Ferro de lado em 1993.
Conforme entrevista concedida por Bruce à Classic Rock, alguns fãs não ficaram contentes com a sua saída do lendário quinteto.
Bruce Dickinson - Mais Novidades

"Eu não conseguia entender. Alguns dos fãs me disseram que não conseguiam nem ouvir ‘Balls To Picasso’ na época, porque minha saída ainda estava muito crua", disse Bruce, se referindo ao seu segundo disco solo, lançado em 1994.
Na mesma entrevista, Bruce confessa que ficou decepcionado com a situação, o que o fez repensar sua carreira.
"Para ser sincero, fiquei um pouco desanimado com tudo aquilo, e foi quando comecei a pensar: ‘Que se dane, é melhor eu me livrar de mim’. Foi assim que aconteceu ‘Skunkworks’ [terceiro disco de Bruce, gravado pela banda que fez a turnê de ‘Balls To Picasso’]", acrescentou Dickinson.
Skunkworks também deveria ser o nome da banda que gravou o álbum homônimo. Mas, por conta da pressão da gravadora, o disco foi lançado como um trabalho de Bruce.

Com uma sonoridade (bem) diferente da apresentada nos tempos de Maiden, "Skunkworks" é um registro que flerta com o Grunge, o Rock Alternativo e o Hard Rock. Embora Bruce tenha gostado de "Skunkworks", o disco quase representou o fim de sua carreira musical.
"‘Skunkworks’ foi um álbum sensacional, mas eles não eram realmente uma banda de Rock focada, e então eles tinham um cara velho para cantar (...). Eu ouvi as demos que eles estavam fazendo e disse: ‘Não é bem a minha praia, não é?’. Mas aquela banda me tirou da minha zona de conforto e também aprendi muito sobre canto. Porém, naquele momento, pensei: ‘E agora?’. Achei que conseguiria um emprego empilhando prateleiras ou algo assim" revelou o artista, que ao ser questionado se cogitou ser maquinista de trem, confirmou.
"Sim. Eu também tinha obtido minha licença de piloto de avião, então essa era outra opção. Mas eu realmente achava que a música tinha acabado como carreira."
Felizmente, um "acidente de percurso" fez com que Bruce retomasse a sua trajetória musical.
"O telefone tocou à meia-noite e era Roy Z, com quem eu havia trabalhado em ‘Balls To Picasso’. Eu disse a ele que tinha acabado de me livrar do Skunkworks, e ele disse que queria mostrar algo para mim. Juro que era aquele velho clichê. Ele me tocou a introdução de ‘Accident Of Birth’ pelo telefone, e eu escrevi a letra logo em seguida. No dia seguinte, peguei um avião para Los Angeles."
No fim das contas, Bruce retomou sua carreira solo e em 1999, voltou ao Iron Maiden, onde continua firme e forte até os dias atuais. Ainda bem.
O próximo trabalho de Bruce é "The Mandrake Project", seu sétimo disco solo, que tem lançamento previsto para março deste ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan

Bruce Dickinson explica a história de seu próximo disco solo, "The Mandrake Project"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Projeto com membros do Delain e Auri lança cover para "Tears of the Dragon", de Bruce Dickinson
O clássico do Deep Purple que apresentou Bruce Dickinson ao mundo do rock
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
O clássico dos Beatles que marcou o início da trajetória de Bruce Dickinson como vocalista
O disco do Black Sabbath que Bruce Dickinson considera um dos melhores de todos os tempos
A conversa franca de Bruce Dickinson com Rod Smallwood antes do teste para o Iron Maiden
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
Bruce Dickinson admite que quase sucumbiu aos excessos carnais e químicos dos anos oitenta


