Os álbuns que moldaram a personalidade de Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii
Por Bruce William
Postado em 10 de fevereiro de 2024
Cada artista faz suas obras misturando várias influências que pegaram ao longo da vida, e isso também vale para os músicos. Cada nota, melodia e música são meio que formadas pelas experiências musicais que o artista teve. Seja por gostar de músicos famosos, curtir diferentes estilos musicais ou até incorporar coisas da própria vida, fazer música é basicamente mostrar as influências que o artista pegou com o tempo. Esse negócio de misturar músicas permite que os artistas expressem o que sentem e pensam, e também cria uma espécie de conversa com a tradição musical que veio antes deles. Isso tudo ajuda a música a sempre mudar e ficar diversificada.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades

Não seria diferente com Humberto Gessinger, um dos fundadores e principal figura à frente do Engenheiros do Hawaii, onde teve um papel importante na criação de músicas que combinam letras poéticas com críticas sociais sobre vários temas, como política e questões pessoais. Além de sua carreira na banda, Humberto Gessinger também teve sucesso como músico solo, experimentando com novos sons, mas sempre mantendo a qualidade lírica que o caracteriza. A capacidade dele de misturar diferentes estilos musicais, incluindo pop, rock e MPB, imprimiu uma marca única e duradoura tanto às músicas solo quanto para as músicas lançadas pelo grupo.
E durante conversa com Luiz Felipe Carneiro, do canal Alta Fidelidade, Humberto foi convidado a falar sobre cinco discos que formaram sua personalidade: "Cara, que coisa difícil, tem um monte que eu queria falar", diz Humberto, que no fim das contas acabou listando sete. "Talvez de volume eu tenha ouvido mais Rock Progressivo do que MPB, mas eu tive a sorte de viver na época em que a MPB de grande qualidade tocava no rádio, além da geração do Belchior, os nordestinos, os mineiros. Porque geralmente quem curtia MPB não queria saber de rock progressivo, mas essa mistura um pouco implausível é que me formou".
Sem ordem de preferência, seguem sete discos que moldaram a personalidade de Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii.
- Os Incríveis, "Para Os Jovens Que Amam Os Beatles, Rolling Stones E... Os Incríveis" de 1967 ("por conta desse disco eu ganhei meu primeiro violão");
- Chico Buarque, "Meus Caros Amigos" de 1976;
- Pink Floyd, "Wish You Were Here" de 1976 ("o disco que eu mais ouvi na vida");
- Jacob do Bandolim, "Vibrações" de 1967 ("a única coisa que estudei na minha vida foi Bandolim, eu queria tocar Chorinho").
- Elizeth Cardoso & Zimbo Trio & Jacob Do Bandolim, de 1968;
- Pink Floyd, "Dark Side of The Moon" de 1973;
- Gilberto Gil, "Refavela" de 1977.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
A comparação entre Renato Russo e Humberto Gessinger na visão de Carlos Maltz


