Os álbuns que moldaram a personalidade de Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii
Por Bruce William
Postado em 10 de fevereiro de 2024
Cada artista faz suas obras misturando várias influências que pegaram ao longo da vida, e isso também vale para os músicos. Cada nota, melodia e música são meio que formadas pelas experiências musicais que o artista teve. Seja por gostar de músicos famosos, curtir diferentes estilos musicais ou até incorporar coisas da própria vida, fazer música é basicamente mostrar as influências que o artista pegou com o tempo. Esse negócio de misturar músicas permite que os artistas expressem o que sentem e pensam, e também cria uma espécie de conversa com a tradição musical que veio antes deles. Isso tudo ajuda a música a sempre mudar e ficar diversificada.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades

Não seria diferente com Humberto Gessinger, um dos fundadores e principal figura à frente do Engenheiros do Hawaii, onde teve um papel importante na criação de músicas que combinam letras poéticas com críticas sociais sobre vários temas, como política e questões pessoais. Além de sua carreira na banda, Humberto Gessinger também teve sucesso como músico solo, experimentando com novos sons, mas sempre mantendo a qualidade lírica que o caracteriza. A capacidade dele de misturar diferentes estilos musicais, incluindo pop, rock e MPB, imprimiu uma marca única e duradoura tanto às músicas solo quanto para as músicas lançadas pelo grupo.
E durante conversa com Luiz Felipe Carneiro, do canal Alta Fidelidade, Humberto foi convidado a falar sobre cinco discos que formaram sua personalidade: "Cara, que coisa difícil, tem um monte que eu queria falar", diz Humberto, que no fim das contas acabou listando sete. "Talvez de volume eu tenha ouvido mais Rock Progressivo do que MPB, mas eu tive a sorte de viver na época em que a MPB de grande qualidade tocava no rádio, além da geração do Belchior, os nordestinos, os mineiros. Porque geralmente quem curtia MPB não queria saber de rock progressivo, mas essa mistura um pouco implausível é que me formou".
Sem ordem de preferência, seguem sete discos que moldaram a personalidade de Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii.
- Os Incríveis, "Para Os Jovens Que Amam Os Beatles, Rolling Stones E... Os Incríveis" de 1967 ("por conta desse disco eu ganhei meu primeiro violão");
- Chico Buarque, "Meus Caros Amigos" de 1976;
- Pink Floyd, "Wish You Were Here" de 1976 ("o disco que eu mais ouvi na vida");
- Jacob do Bandolim, "Vibrações" de 1967 ("a única coisa que estudei na minha vida foi Bandolim, eu queria tocar Chorinho").
- Elizeth Cardoso & Zimbo Trio & Jacob Do Bandolim, de 1968;
- Pink Floyd, "Dark Side of The Moon" de 1973;
- Gilberto Gil, "Refavela" de 1977.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse


A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O clássico que Engenheiros do Hawaii gravou errado e ouviu do produtor: "Estamos F*!"
"Não tenho a menor saudade daquela época", diz Humberto Gessinger sobre os anos oitenta


