O álbum do Black Sabbath que Ozzy Osbourne teve vergonha de gravar
Por Bruce William
Postado em 22 de julho de 2024
O Black Sabbath, em sua primeira fase com Ozzy Osbourne, revolucionou o Rock ao lançar uma série de álbuns que definiram o gênero que viria a ser conhecido como Heavy Metal. Desde seu álbum de estreia autointitulado, "Black Sabbath" (1970), até "Never Say Die!" (1978), a banda criou um som único, caracterizado por riffs pesados, letras sombrias e uma atmosfera densa e sinistra. Álbuns como "Paranoid" (1970), que inclui clássicos como "War Pigs" e "Iron Man", e "Master of Reality" (1971), conhecido por faixas como "Sweet Leaf" e "Children of the Grave", estabeleceram o Sabbath como pioneiros do Metal. Suas composições abordavam temas como guerra, corrupção e abuso de substâncias, ressoando profundamente com as ideias dos jovens da época em temas que serviriam de influência para incontáveis bandas que viriam no futuro.
Black Sabbath - Mais Novidades

A discografia de estúdio da primeira fase do Black Sabbath, quando sua formação contava com Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward, é um testamento da inovação e da audácia musical da banda. Álbuns como "Vol. 4" (1972) e "Sabbath Bloody Sabbath" (1973) mostravam uma evolução natural no som da banda, que aos poucos ia atingindo uma produção mais sofisticada sem perder a essência pesada que os caracterizava. Essa fase inicial do Black Sabbath ajudou de forma crucial a estabelecer as bases para o surgimento do Heavy Metal.
O álbum do Black Sabbath da "fase Ozzy" que mais desagradou seus integrantes
Não é novidade que "Never Say Die!", último álbum lançado pelo Black Sabbath na chamada "fase Ozzy", é o trabalho que seus integrantes menos gostam. Na época de seu lançamento, em 1978, os conflitos pessoais, o uso abusivo de drogas e álcool e a pressão constante do sucesso levaram a tensões crescentes entre eles.
"Não havia tempo para parar e refletir sobre nada que estava sendo feito! 'Never Say Die' foi um disco difícil, muito difícil... feito às pressas. Tínhamos que compor e tocar todas as partes no estúdio porque o trabalho todo estava sendo refeito, e no final da tarde era preciso abandonar tudo e só recomeçar no dia seguinte, porque o estúdio já tinha sido alugado para outra banda. Foi um caos!", disse Iommi em entrevista de 1992 à Guitar World.
Geezer foi outro que também assumiu não ter boas lembranças da época: "Tinha muitos problemas além das drogas e a bebedeira. Uma vez, quando finalmente tivemos tempo de folga das turnês, nos perguntamos onde estava todo o dinheiro. E quando questionamos nossos empresários por que nossa grana estava diminuindo, mesmo vendendo discos, nunca recebíamos uma resposta direta. Tinha muito dinheiro que a gente simplesmente não via a cor, aí o pagamento de impostos virou um problema decorrente dessas questões financeiras. Então, foi aí que as coisas começaram a dar errado para o Sabbath".
E conforme apontou o Ultimate Classic Rock, Ozzy não apenas tem péssimas lembranças mas considera o álbum algo vergonhoso de sua carreira. "Foi o pior trabalho com o qual já tive alguma coisa a ver. Tenho vergonha desse álbum. Acho que ele é repugnante", disse o vocalista.
"Never Say Die" foi lançado em 28 de setembro de 1978. Ozzy seria demitido da banda sete meses mais tarde, no dia 27 de abril de 1979. O baterista Bill Ward foi incumbido de dar a notícia para ele. "A gente estava ensaiando em Los Angeles, e eu estava chapado - eu digo, chapado o tempo inteiro. É óbvio que Bill [Ward] foi enviado pelos outros, porque ele não era exatamente o tipo de demitir alguém", contou Ozzy em sua autobiografia, onde ele diz que não se lembra exatamente como foi a conversa, "mas, em essência, para Tony [Iommi] eu era um alcoólatra, um cheirador fracassado e um desperdício de tempo para todos os envolvidos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?


Tobias Forge relata encontro com integrantes do Black Sabbath antes do último show da banda
A verdadeira opinião de Bill Ward do Black Sabbath sobre Lars Ulrich do Metallica
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
Lenda do heavy metal, Bill Ward afirma que Lars Ulrich é um baterista brilhante - e tagarela
Mega-hits Manjados: 10 clássicos que se tornaram clichês
A ótima música cantada por Dio que causou um problema dentro do Black Sabbath


