As dolorosas cartas dos leitores da Bizz dias depois da notícia da morte de Renato Russo
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de agosto de 2024
A morte de Renato Russo, vocalista da Legião Urbana, em 11 de outubro de 1996, abalou profundamente os fãs e admiradores da banda em todo o Brasil. A Bizz, uma das revistas mais icônicas do rock nacional na época, recebeu uma enxurrada de cartas emocionadas de leitores que expressavam sua dor e incredulidade diante da perda.
Legião Urbana - Mais Novidades
Maurício Silva, em uma carta que reflete a revolta de muitos fãs, desabafou: "O Renato tinha direito de ser tudo: homossexual, viciado, alcoólatra, qualquer coisa. Só não tinha o direito de morrer. Ele representava muito para muita gente. O Renato não tinha esse direito! Não tinha!"
Marcelo Sousa, que mora em Madri, Espanha, compartilhou a tristeza que o atingiu ao saber da notícia: "Há dois anos moro em Madri, na Espanha, e, quando fui verificar a minha correspondência na internet, caí em depressão profunda. Eu não sou poeta, nem chego aos pés dele, mas não consigo escrever mais, é muito triste a frieza da morte do Renato. Espero que vocês façam uma reportagem à altura do que ele foi para todos nós. Um santo talvez".
Para Keny Colares, o choque da perda foi quase insuportável: "Hoje é um dos dias mais amargos da minha vida. Sinto um nó no estômago, uma vontade de não falar com ninguém, nunca mais. O Renato não parecia ser um doente de AIDS em fase terminal. De qualquer forma, vai continuar pra sempre na memória de todos nós. Obrigado, Renato. Muito obrigado por tudo".
Thiago Terrien expressou sua perplexidade e uma dolorosa aceitação do inevitável: "Como? Será que essa é a única pergunta que passa pela minha cabeça agora? O Renato quis assim e, como disse minha mãe ao me dar consolo: ‘Ele já andava nas estrelas e nós pensando que ainda estava por aqui’. Obrigado, Renato, por ter escondido a sua doença de nós. Seria um sofrimento a mais".
Morte de Renato Russo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps