Ritchie Blackmore: quais são os seus cinco guitarristas preferidos?
Por Bruce William
Postado em 01 de março de 2022
Ritchie Blackmore é um dos habitantes do panteão dos grandes guitarristas da história, ocupando o posto no Deep Purple durante sua fase clássica e depois fundando outra banda seminal, o Rainbow, sendo uma das maiores influências de muitos músicos contemporâneos ou que vieram depois.
Deep Purple - Mais Novidades
Na primeira metade dos anos noventa, antes das facilidades das redes sociais e youtube, Ritchie costumava responder perguntas enviadas por fãs em seu site oficial, e em 1996 alguém perguntou para ele quais seus guitarristas favoritos, e Ritchie respondeu:
"Jeff Beck é muito bom. Gordon Giltrap e Adrian Legg são brilhantes. Eric Johnson é muito bom, adoro aquele instrumental que ele fez (ele está falando de "Cliffs Of Dover" do álbum "Ah Via Musicom", de 1990), que me faz lembrar... é interessante pois acho que Eric não fez de propósito, mas é muito parecido com algo que o Les Paul fez em 1956 chamado 'Little Rock Getaway' (Nota: na verdade é de alguns anos antes). Para vocês que são fãs de guitarra, se você comprar aquele álbum do Les Paul & Mary Ford, vai ouvir bastante semelhança entre o som de Eric e 'Little Rock Getaway'".
Depois Ritchie percebe que pode parecer estar criticando, e emenda: "Não estou aqui desmerecendo o trabalho dele, pois Eric é um guitarrista muito bom". Em seguida ele ainda comenta: "Falando de guitarristas... gostaria de ver mais coisa do Shuggie Otis, nunca o vi tocando (ao vivo). Há muitos guitarristas bons por aí, isto é irritante", desabafa Ritchie.
Embora não tenha citado Jimi Hendrix nesta ocasião, em uma entrevista de 2018 para a Eclipsed, Blackmore deixou claro que a ascensão do lendário guitarrista norte-americano elevou as coisas a outro patamar: "Quando comecei a tocar nos anos sessenta os Beatles eram a medida padrão de tudo. Eu tinha como ídolo um músico britânico chamado Tommy Steele. Daí os Beatles começaram a fazer música mais sofisticada e outras bandas como o Procol Harum me deixaram abismado. E havia o Yardbirds com Jeff Beck, que era um desafio para os guitarristas, mas quando Jimi Hendrix surgiu tudo isto pareceu ficar cinza e esmaecido", disse Blackmore.
FONTE: Rock and Roll Garage
http://rockandrollgarage.com/5-guitarists-that-ritchie-blackmore-listed-as-some-of-his-favorites/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Como surgiu a incrível sintonia entre Steve Morse e Jon Lord no Deep Purple
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Ritchie Blackmore revela traço pouco conhecido da personalidade de Jeff Beck
Seis bandas clássicas de rock pesado que já rejeitaram o rótulo de heavy metal


