O dia que Roger Waters acusou um ícone do progressivo de "fingir" ser um compositor
Por André Garcia
Postado em 08 de julho de 2024
Para quem nasceu a partir dos anos 90 pode ser difícil acreditar, mas Phil Collins foi uma das mais onipresentes da indústria fonográfica. Qualquer rádio que você ligasse, quer fosse de rock ou não, dava para contar quantos minutos levaria até que tocasse alguma música dele — em carreira solo ou com o Genesis. O mesmo valia se você sintonizasse a televisão na MTV.
Pink Floyd - Mais Novidades
Ele era tão onipresente que no Live Aid ele tocou em ambos os palcos: um na Inglaterra e outro nos Estados Unidos. Lembrando que o festival aconteceu em um dia só! Ele tocou em um país, correu para o avião, atravessou o maior oceano do planeta, e já foi correndo para o palco.
Tamanha exposição tem um preço negativo, entretanto. No começo dos anos 90 ele (bem como o estilo musical do qual acabou virando sinônimo) enfrentou uma grande rejeição. Assim, de figura mais onipresente, ele virou um dos maiores alvos.
Roger Waters já tinha uma rixa com o Genesis desde os anos 70, quando a crítica teimava em menosprezar os discos do Pink Floyd e botar os do Genesis (então ainda liderado por Pete Gabriel) lá em cima.
O baixista, que já comprovou ser capaz de guardar ressentimento como poucos, em entrevista de 1992 para a revista Musician detonou Phil Collins como um farsante.
"Você pode traçar uma linha entre o que me interessa e o que não me interessa. De um lado, podemos citar Dylan e Lennon, que observam o mundo e têm 'sentimentos' — dos quais eles diretamente escrevem músicas."
"No lado insípido, temos os grupos pop que precisam de material e escrevem músicas para preencher o buraco, em vez de buscar outra pessoa. Mas eles podem muito bem buscar outra pessoa, porque é um processo de fabricação. [O que eles fazem] não é poesia, porque não brota do coração ou das entranhas (ou de onde quer que as músicas de John Lennon ou Dylan tenham vindo)."
"Parece que sempre acabo atacando o pobre Phil Collins, mas isso se deve ao fato de ele ter tanta visibilidade [...], mas a sensação que tenho é que ele está fingindo ser um compositor ou um roqueiro. É uma encenação, e por isso é insatisfatório. E aqueles clipes dele só reforçam essa sensação."
"[Imagina se alguém chegasse para Pablo Picasso e dissesse] 'Senhor Picasso, acreditamos que esta obra venderia se o senhor se pendurasse pelos calcanhares em um guindaste e o segurasse de cabeça para baixo com as calças arriadas. Pablo não aceitaria fazer isso, porque leva a sério o que fazia."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra celebra trajetória do Sepultura e seu legado no metal
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
Six Feet Under mostra a essência do Death Metal em Belo Horizonte
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult


Ex-AC/DC diz que Pink Floyd não teria chegado a lugar nenhum sem famoso integrante
O arrependimento que Pete Townshend carrega em relação a Syd Barrett
Pink Floyd anuncia edição celebrando 50 anos do álbum "Animals"
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Por que Nick Mason acha que o Pink Floyd teria sido uma péssima banda de heavy metal
A banda que inspirou o Pink Floyd na criação de "Money", segundo David Gilmour
O pior disco do Pink Floyd, de acordo com a Paste Magazine
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos


