Por que Rafael Bittencourt não ficou nos EUA e montou o Angra por lá? Ele mesmo explica
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de agosto de 2024
Em um episódio de seu podcast Amplifica, Rafael Bittencourt, guitarrista e cofundador do Angra, comentou acerca de sua decisão de voltar ao Brasil após terminar o colegial nos Estados Unidos. Ele revelou que, embora tivesse a opção de continuar sua vida na América, preferiu retornar ao país para montar a banda com músicos brasileiros, decisão que moldou não apenas sua carreira, mas também a história do metal brasileiro.
Angra - Mais Novidades
Rafael destacou a química única entre os membros do Angra, descrevendo a formação inicial como um verdadeiro encontro de talentos. "Começando pela cozinha, o Ricardo e o Luis eram muito entrosados e muito criativos. Fora a cozinha, que já era especial, tinha carisma. Você vê o Luis com aquele carisma todo de calça camuflada, e o Ricardo sempre malucão e estiloso, cada época de um jeito. Aí você pega o Andre e o Kiko, que nem precisava de mim nessa banda", refletiu.
Apesar de suas inseguranças iniciais, Rafael percebeu que tinha muito a contribuir para a banda, especialmente com sua perspectiva externa, adquirida durante sua estadia nos EUA. Ele acreditava que o Brasil tinha músicos extraordinários, que, talvez, não reconhecessem totalmente seu próprio valor.
No entanto, Rafael também compartilhou as dores e os desafios internos que a banda enfrentou ao longo dos anos. "Foi uma banda de muitas conquistas, que inspirou muitas pessoas, mas dentro sempre foi muito dolorido, com brigas, contradições, muito drama. Não era só briga, era o envolvimento emocional. Tudo era grande, as frustrações, os desapontamentos, e quando é grande gera confusões, má comunicação", explicou.
Ele ainda ponderou sobre como sua vida poderia ter sido diferente se tivesse optado por ficar nos Estados Unidos e seguir outro caminho musical. "Hoje eu contesto, por conta dessas dores, e me pergunto: ‘E se eu tivesse escolhido ir para a Califórnia?’ Eu tinha algumas músicas já, como 'Time' e 'Evil Warning', músicas que foram até para o Angra. Se eu tivesse levado meu caderninho, meu violão, minha guitarra para a Califórnia, o que teria acontecido?", questionou.
Ele explica: "Não sei. Talvez eu amadurecesse, porque acho que essas dores todas foram por falta de maturidade da minha parte, emocionalmente falando. Eu sempre tive maturidade no sentido de procurar independência, trabalhar, dar aula. Mas o que sofri foi com as emoções, e isso me dificultou até para tocar. Eu sentia muito as emoções. Hoje, não tanto quanto antes. Hoje eu procuro separar e não ligar muito para isso".
Confira o episódio completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar

A opinião de Luis Mariutti sobre a turnê de despedida do Sepultura
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O "St. Anger" do Angra que foi produzido sob o art.7º, inciso XIV, da CF/88
O hábito de Rafael Bittencourt que o fez perder muitos alunos de guitarra


