Quando Ritchie Blackmore tacou fogo nos equipamentos para sacanear banda que tocaria depois
Por Bruce William
Postado em 12 de agosto de 2024
Deep Purple e Yes começarão uma turnê conjunta na próxima quarta-feira, dia 14 de agosto. E o vocalista do Deep Purple, Ian Gillan conversou com Matt Wardlaw, da Ultimate Classic Rock, onde falou sobre a turnê, relembrou histórias do passado e negou que esta seria uma espécie de turnê de despedida. Confira a seguir dois trechos da entrevista.
"É ótimo ver o Deep Purple pegando a estrada com o Yes. Que tipo de vínculo havia entre os dois grupos naquela época?, perguntou Matt, e Ian respondeu: "Não havia muito vínculo. [Risos] Estávamos fazendo um festival em Plumpton, o primeiro festival de rock, jazz e blues que se tornou o Reading Festival, organizado por Jack Barrie no Marquee Club, em Londres. Ele tinha escalado algumas bandas absolutamente incríveis. Claro, já havíamos trabalhado com a maioria delas naquela época. Foi fantástico. Todas eram boas à sua maneira - mas acho que o Yes ficou um pouco irritado, porque eles queriam encerrar o show e isso não estava no contrato deles. Estava no nosso contrato que o Deep Purple encerraria o show, então eles se recusaram a sair do quarto de hotel. Jack disse: 'Pessoal, vocês se importariam de subir um pouco mais cedo? Eu não quero pressionar, mas isso me ajudaria e ajudaria o público'. 'Claro, sem problemas'".

Mas conforme Gillan, um então colega de banda não gostou daquela decisão: "Ritchie [Blackmore] decidiu que, se não fôssemos encerrar, ninguém iria. Ele mandou trazer gasolina. Ele jogou tudo sobre os equipamentos e depois pediu ao roadie para acender uma vassoura com um pano encharcado de gasolina na ponta para incendiar tudo. Claro, pegou fogo - porque os vapores explodiram. Em meia hora, havia luzes azuis piscando. A polícia, os bombeiros e as ambulâncias estavam chegando e foi um caos completo. Tudo estava na primeira página dos jornais de domingo na manhã seguinte, e foi bem rock 'n' roll [Risos]."
Em seguida, Matt comentou que, a princípio, quando a turnê com o Yes foi anunciada, ela tinha o nome "=1 More Time Tou". Então ele pergunta o quão próximo Gillan sente que está chegando o fim da banda, e o vocalista respondeu: "Bem, sabe, só recentemente eu ouvi alguém mencionar [o nome da turnê]. Eu nunca tinha ouvido isso antes. Eu nunca falei com ninguém sobre isso. Ninguém me perguntou. Isso é besteira [risos]. Esse não é o nome da turnê. Acho que a turnê se chama 'Unleashed'. Não que isso importe; é uma turnê do Deep Purple e estamos felizes, seja lá qual for o nome".
Gillan então resolve ser objetivo: "Mas, para responder à sua pergunta: É o que é. Assim que você começa a sentir que não consegue mais entregar naquele nível - claro, você se ajusta, claro, você se adapta e faz o melhor que pode. Mas quando o nível de energia cai, é hora de parar, porque aí começa a ficar embaraçoso e ninguém quer isso. Mas, até agora, tudo bem. Acho que esse [Unleashed] é um título muito melhor do que o que você mencionou. [Risos]".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O cantor que Bono disse ter voz de anjo e ser um homem muito sábio
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam


A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
Para Roger Glover (Deep Purple), anos 1960 e 70 foram o auge da criatividade musical
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
Quais são os rockstars mais chatos do mundo?


