Quando Ritchie Blackmore tacou fogo nos equipamentos para sacanear banda que tocaria depois
Por Bruce William
Postado em 12 de agosto de 2024
Deep Purple e Yes começarão uma turnê conjunta na próxima quarta-feira, dia 14 de agosto. E o vocalista do Deep Purple, Ian Gillan conversou com Matt Wardlaw, da Ultimate Classic Rock, onde falou sobre a turnê, relembrou histórias do passado e negou que esta seria uma espécie de turnê de despedida. Confira a seguir dois trechos da entrevista.
"É ótimo ver o Deep Purple pegando a estrada com o Yes. Que tipo de vínculo havia entre os dois grupos naquela época?, perguntou Matt, e Ian respondeu: "Não havia muito vínculo. [Risos] Estávamos fazendo um festival em Plumpton, o primeiro festival de rock, jazz e blues que se tornou o Reading Festival, organizado por Jack Barrie no Marquee Club, em Londres. Ele tinha escalado algumas bandas absolutamente incríveis. Claro, já havíamos trabalhado com a maioria delas naquela época. Foi fantástico. Todas eram boas à sua maneira - mas acho que o Yes ficou um pouco irritado, porque eles queriam encerrar o show e isso não estava no contrato deles. Estava no nosso contrato que o Deep Purple encerraria o show, então eles se recusaram a sair do quarto de hotel. Jack disse: 'Pessoal, vocês se importariam de subir um pouco mais cedo? Eu não quero pressionar, mas isso me ajudaria e ajudaria o público'. 'Claro, sem problemas'".
Mas conforme Gillan, um então colega de banda não gostou daquela decisão: "Ritchie [Blackmore] decidiu que, se não fôssemos encerrar, ninguém iria. Ele mandou trazer gasolina. Ele jogou tudo sobre os equipamentos e depois pediu ao roadie para acender uma vassoura com um pano encharcado de gasolina na ponta para incendiar tudo. Claro, pegou fogo - porque os vapores explodiram. Em meia hora, havia luzes azuis piscando. A polícia, os bombeiros e as ambulâncias estavam chegando e foi um caos completo. Tudo estava na primeira página dos jornais de domingo na manhã seguinte, e foi bem rock 'n' roll [Risos]."
Em seguida, Matt comentou que, a princípio, quando a turnê com o Yes foi anunciada, ela tinha o nome "=1 More Time Tou". Então ele pergunta o quão próximo Gillan sente que está chegando o fim da banda, e o vocalista respondeu: "Bem, sabe, só recentemente eu ouvi alguém mencionar [o nome da turnê]. Eu nunca tinha ouvido isso antes. Eu nunca falei com ninguém sobre isso. Ninguém me perguntou. Isso é besteira [risos]. Esse não é o nome da turnê. Acho que a turnê se chama 'Unleashed'. Não que isso importe; é uma turnê do Deep Purple e estamos felizes, seja lá qual for o nome".
Gillan então resolve ser objetivo: "Mas, para responder à sua pergunta: É o que é. Assim que você começa a sentir que não consegue mais entregar naquele nível - claro, você se ajusta, claro, você se adapta e faz o melhor que pode. Mas quando o nível de energia cai, é hora de parar, porque aí começa a ficar embaraçoso e ninguém quer isso. Mas, até agora, tudo bem. Acho que esse [Unleashed] é um título muito melhor do que o que você mencionou. [Risos]".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps