A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de maio de 2026
Formado nos anos 1980 pelos irmãos Dimebag Darrell (guitarra) e Vinnie Paul (bateria), o Pantera iniciou sua trajetória apostando no glam metal, estilo bastante popular naquela época. A mudança de direção aconteceu em 1990, quando a banda lançou "Cowboys from Hell" e passou a investir em uma sonoridade mais pesada e agressiva.
Pantera - Mais Novidades
A postura extrema do Pantera não ficou restrita apenas à música, se estendendo também ao aspecto visual. Uma boa amostra disso pode ser vista na capa do clássico "Vulgar Display of Power" (1992), que mostra um homem levando um soco no rosto.
Outro álbum da banda com arte impactante é "Far Beyond Driven" (1994). A capa original do disco, censurada por razões óbvias, trazia uma broca em uma parte bastante sensível do corpo humano.
Em entrevista concedida à Metal Hammer em 2014, Vinnie Paul afirmou que "Far Beyond Driven" possui a melhor capa de disco de todos os tempos. Ao justificar sua escolha, o baterista comentou as duas versões da arte.
"Aquela capa do álbum realmente se tornou uma marca registrada do Pantera. A ideia inicial era uma broca entrando num ânus – bem hardcore. Queríamos levar isso a outro nível, o que fizemos com a música. A gravadora não nos deixou usar aquela capa, então dissemos: 'Vamos colocar isso bem na cabeça do cara.'."

"Far Beyond Driven" é o sétimo disco de estúdio do Pantera. O trabalho reúne algumas das músicas mais conhecidas da banda, incluindo "5 Minutes Alone" e "I'm Broken".
Infelizmente, nenhum dos fundadores do Pantera se encontra mais entre nós. Vinnie Paul faleceu em junho de 2018, vítima de um infarto fulminante, enquanto Dimebag Darrell foi assassinado em 8 de dezembro de 2004.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
Com filhos de Jack Bruce e Ginger Baker, Sons of Cream anuncia primeiro álbum
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
A música favorita de Pete Townshend, do The Who; "É tudo o que eu gostaria de fazer"
A faixa de "Reign in Blood" que Tom Araya não é muito fã
Jorn Lande já havia trabalhado com Tony Iommi em outro álbum solo
Seguidores do Whiplash.Net elogiam a "fase Tony Martin" do Black Sabbath
Sete músicas inesperadas em álbuns de metal que deram muito certo, segundo a Ultimate Guitar
Scott Ian diz que aprendeu a beber durante turnê caótica com o Pantera
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Site indica que Pantera fará turnê latino-americana em 2027
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
Para Zakk Wylde, primeiro riff de Heavy Metal não é do Black Sabbath


