A diferença entre "Black Album" e os primeiros discos do Metallica, segundo Lars Ulrich
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de agosto de 2024
A discografia do Metallica é repleta de trabalhos marcantes, que colocaram a banda fundada por James Hetfield e Lars Ulrich na estante dos imortais da música pesada. Um desses registros é o disco autointitulado do quarteto (também conhecido como "Black Album", por conta de sua capa preta).
Lançado em 12 de agosto de 1991, "Black Album" marca o início de uma nova era na trajetória do Metallica. O Thrash Metal furioso dos primeiros discos cedeu lugar para um som mais lento, direto e acessível. A mudança deu certo, ao menos em termos comerciais, já que o disco autointitulado do Metallica vendeu dezenas de milhões de cópias, marca simbólica, ainda mais para uma banda de Heavy Metal.

A mudança de direcionamento musical que o Metallica promoveu em "Black Album" foi um dos assuntos abordados na entrevista que James Hetfield (guitarrista/vocalista), Kirk Hammett (guitarrista), Lars Ulrich (baterista) e Jason Newsted (baixista que fez parte do grupo por 14 anos) concederam à revista Playboy em 2001.
"Os primeiros discos eram sobre força bruta, coisas desse tipo. À medida que James foi se sentindo mais à vontade, surgiram elementos de vulnerabilidade e confusão, com menos coisas do tipo ‘bater no peito’. Ao invés de ser ‘Está tudo fodido e vou matar tudo em meu rastro’, era mais algo do tipo ‘Está tudo fodido e estou realmente sofrendo com isso’", relatou o baterista Lars Ulrich (via Revolver Magazine).
"No ‘Black Album’, quando fui escrever as letras, não sabia sobre o que escrever. Eu estava tentando escrever letras que a banda pudesse apoiar, mas somos quatro indivíduos completamente diferentes", contou o vocalista James Hetfield, que escreveu a inesquecível "Nothing Else Matters", considerada por ele mesmo como "um grande ponto de virada".
Citada no parágrafo anterior, "Nothing Else Matters" fez muito sucesso, tanto que ultrapassou 1 bilhão de plays tanto no Youtube quanto no Spotify. A música certamente deixa James Hetfield orgulhoso. No entanto, Kirk Hammett e Jason Newsted aparentemente não eram muito fãs da balada melancólica.
"No começo, não parecia muito com o Metallica para mim. Gosto de coisas rápidas e pesadas. Não acho que o Metallica deva fazer country. Chegamos bem perto disso em ‘Mama Said’ [faixa do álbum ‘Load’]", afirmou Jason Newsted, que saiu do Metallica em janeiro de 2001, três meses antes da entrevista à Playboy ser publicada.
"Tudo o que eu conseguia pensar na época era: James escreveu uma música de amor para a namorada? Isso é muito estranho", disse Kirk Hammett, que elogiou a coragem de James Hetfield. "James sempre quer ser percebido como um cara muito confiante e forte. E para ele escrever uma letra como essa - mostrando um lado sensível - foi preciso muita coragem. Lars, Jason e eu estávamos passando por divórcios. Eu estava emocionalmente abalado. Eu estava tentando pegar esses sentimentos de culpa e fracasso e canalizá-los para a música, para tirar algo positivo disso. O Jason e o Lars também estavam, e acho que isso tem muito a ver com o fato de o ‘Black Album’ ter o som que tem", finalizou o guitarrista.
Além de "Nothing Else Matters", "Black Album" apresenta como destaques as faixas "Enter Sandman", "Sad But True", "Nothing Else Matters" e "Wherever I May Roam". Em 2021, foi lançada uma versão remasterizada do disco, que conta com vários bônus e pode ser conferida no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ace Frehley, guitarrista original do Kiss, está sustentado por aparelhos após AVC
O melhor álbum ao vivo de todos os tempos, segundo Bruce Dickinson
A melhor música do Guns N' Roses, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O álbum que Corey Taylor disse que define o heavy metal
A melhor música do melhor disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
Os três discos dos Beatles que Ringo acha que você precisa ouvir
A melhor música do Iron Maiden, na opinião de Mateus Ribeiro
O roqueiro brasileiro eclético que Regis Tadeu gosta: "Conversa num nível altíssimo"
A pior música do pior disco do Metallica, de acordo com o Heavy Consequence
Glenn Hughes retorna ao Brasil para 5 shows em novembro
Glenn Hughes não acredita que David Coverdale voltará aos palcos
O disco definitivo do prog, de acordo com Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
A lenda da MPB que quase fez parceria com o Inocentes: "Vou perder credibilidade"
Dave Mustaine diz que estava nervoso antes de tocar "Tipping Point" pela primeira vez ao vivo



O guitarrista que James Hetfield quer ser aos 70 anos de idade
Músicos do Metallica não tomavam banho com frequência durante gravações de "Ride the Lightning"
As 5 melhores versões de Metallica feitas em black metal, segundo a Loudwire
O conselho de Lars Ulrich, do Metallica, para quem quer viver de música
Ottto, banda do filho de Robert Trujillo (Metallica), lança música com Nick Oliveri (QOTSA)
Os três melhores álbuns do Metallica de todos os tempos, segundo Rob Halford
Cinco álbuns que mudaram para sempre a história do heavy metal
O álbum do Megadeth que parecia ser do Metallica, até que um fã enquadrou Mustaine


