A canção que já passou de um bilhão de views e fala de um local que o autor não conhecia
Por Bruce William
Postado em 04 de agosto de 2024
"Africa" é uma canção da banda americana de rock Toto, sendo a décima e última faixa do quarto álbum de estúdio da banda, "Toto IV", lançado em 1982. Escrita pelo tecladista David Paich e pelo baterista Jeff Porcaro, foi o segundo single do álbum a ser lançado na Europa em junho de 1982, e o terceiro nos Estados Unidos em outubro do mesmo ano pela Columbia Records.
Toto - Mais Novidades
Além da popularidade que ela teve nas décadas de 1980 e 1990, com a música sendo certificada ouro pela RIAA em 1991, "Africa" experimentou um renascimento nas redes sociais durante meados e final dos anos 2010, relata o Wikipedia. Esse ressurgimento inspirou inúmeros memes na Internet e uma releitura do Weezer, que alcançou a posição 51 na Billboard Hot 100. Desde então, a música foi certificada oito vezes platina e tornou-se uma das mais vendidas de todos os tempos. Seu videoclipe oficial da época, dirigido por Steve Barron, estreou em 1983 e mostra a banda em uma biblioteca, exibindo diversos aspectos da cultura africana, já tendo ultrapassado a casa de um bilhão de visualizações no youtube.
E durante uma entrevista recente no podcast Booked on Rock, o autor do livro "Toto: The Band, Not The Dog!" Preston Frazier explicou como a banda inicialmente não pensou muito na música. E se dependesse deles, ela talvez nunca tivesse sido incluída no álbum marcante e definidor de carreira, "Toto IV". A transcrição é do Ultimate Guitar.
"Ninguém pensou que seria um sucesso. Eles nem iam gravar essa música. Jogaram no final [do álbum]. Nunca pensaram que seria um sucesso, não achavam que sairia. A gravadora escolheu os singles e não apostava que ela sairia. Foi uma composição principalmente de David Paich, com Jeff Porcaro contribuindo... Acho que ele contribuiu para essa música, especificamente. É um loop de fita que ele toca por cima, que ele fez. Mas sim, ninguém jamais pensou que essa música seria popular. Liricamente, a música, sobre o que é 'Africa'? Não sei. Não faz sentido. Mas tem uma sensação ótima", diz Frazier.
E outra parte da equação que levou ao sucesso da música foi seu criativo vídeo, e também o que um certo instrumento está tocando na música. "Então, você tem um vídeo acompanhando, com a banda sentada no chão tocando. A coisa que eu amo em 'Africa' também devo dizer é a seguinte: a linha de baixo. A bateria é ótima, a percussão com Lenny Castro e também Joe Porcaro tocando o marimba e tocando alguns outros instrumentos de percussão com Lenny Castro é fantástica. Brilhante. Mas você tem essa linha de baixo fantástica, que é impressionante".
Prossegue Frazier: "E essa foi também a última linha de baixo até 'Toto XIV' que David Hungate tocou com a banda. Então, você tem todos esses elementos. Depois você tem esse maravilhoso vocal de apoio de Timothy B. Schmidt e Bobby Kimball, que também funciona muito bem. Então, tudo se juntou. Eles nunca pensaram que seria um sucesso. E o que aconteceu, é a maior música deles... uma das maiores músicas deles".
De onde vem a ideia do nome "Africa" para a canção lançada pelo Toto em 1982?
Em entrevista para a Songfacts, Paich contou detalhes sobre a composição da famosa canção: "Lembro-me de ter visto muitos filmes sobre miséria e fome quando era criança, em fotos da África. Depois, vi alguns filmes e li muito a National Geographic, e sempre quis ir para a África. Então, romantizei essa história de um assistente social que vai até lá e se apaixona por trabalhar com o país e fazer o bem. Mas ele também se apaixona e tem que escolher entre ajudar as pessoas pelo resto da vida ou constituir família e fazer esse tipo de coisa", afirmou o tecladista, que também falou sobre a letra da canção, mais especificamente, sobre o trecho que diz 'cure what's deep inside'" (algo tipo "cure o que está em seu interior").
Prossegue o tecladista: "Há uma pequena metáfora envolvida aqui, porque eu estava na idade em que estava tão imerso em meu trabalho, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que às vezes sentia que estava me tornando apenas uma vítima do meu trabalho. Havia um pouco de informação autobiográfica ali: ser consumido pelo meu trabalho, não ter tempo para sair e buscar o casamento, criar uma família e fazer todas as coisas que outras pessoas da minha idade faziam na época. Portanto, poderia ser [uma letra] semi-autobiográfica naquele momento".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
Sepultura anuncia último show da carreira em Portugal
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira
Steve Lukather defende formação atual do Toto, onde é o único membro original
A banda de rock nacional que tem o mesmo defeito do Toto, segundo Regis Tadeu
A banda que para Eddie Van Halen estava "à frente da merda que se ouve no rádio" nos anos 80
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)


