Steve Lukather defende formação atual do Toto, onde é o único membro original
Por João Renato Alves
Postado em 26 de novembro de 2025
O guitarrista Steve Lukather é o único membro original ainda presente no Toto. A formação conta apenas com ele e o vocalista Joseph Williams como membros oficiais – além de aparições esporádicas do tecladista David Paich, quando a saúde permite. Por conta disso, alguns fãs criticam o fato de o nome seguir sendo usado. Ao podcast Rockonteurs, o instrumentista se defendeu.
"Quero deixar bem claro, porque levo muita bronca de certas pessoas. Sei que o que estamos fazendo agora não é a formação original da banda. Deus sabe que eu gostaria que fosse. Que a banda estivesse intacta, todos saudáveis e ainda na ativa. Mas, com o passar dos anos, passamos por algumas perdas trágicas. E apesar delas, perseveramos."

Entre tantas perdas, Lukather não se furta de mencionar a morte do baterista Jeff Porcaro, ocorrida em 1992, como o momento mais difícil da trajetória do grupo. A ponto de os remanescentes terem considerado a possibilidade de encerrar atividades naquele momento.
"Quando Jeff faleceu, todos nós pensamos: 'Bem, como vamos continuar?' Se não tivéssemos feito o álbum 'Kingdom of Desire' e uma turnê com ingressos esgotados por toda a Europa, com equipe e tudo mais, provavelmente teríamos desistido. A ideia de continuar sem Jeff era impensável. Mas nós continuamos, porque mesmo se tivéssemos parado, isso não o traria de volta."
Sendo assim, o público pode esperar ver Steve muito além de seus atuais 68 anos. "Sou o último remanescente da formação original, mas não por escolha. Sei a diferença entre o velho e o novo. Tudo que estou fazendo é manter a nossa música viva."
Em dezembro, o Toto passa pela América do Sul novamente. A turnê não incluirá o Brasil. Os shows acontecem em Santiago, Chile (11/12) e Buenos Aires, Argentina (13/12). A visita mais recente do grupo se deu em novembro de 2024, com apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Huey Lewis diz que não ganhou muito dinheiro com música do filme "De Volta Para o Futuro"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil
Homem assume culpa por flagra em ato libidinoso no show do Guns N' Roses
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
Músicos do Mastodon são processados por uso da imagem de Brent Hinds

O guitarrista "camaleão" que nunca deixava de impressionar Eddie Van Halen
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
Arquivo do Rock: Cinco mulheres que viraram clássicos do Rock


