Steve Lukather defende formação atual do Toto, onde é o único membro original
Por João Renato Alves
Postado em 26 de novembro de 2025
O guitarrista Steve Lukather é o único membro original ainda presente no Toto. A formação conta apenas com ele e o vocalista Joseph Williams como membros oficiais – além de aparições esporádicas do tecladista David Paich, quando a saúde permite. Por conta disso, alguns fãs criticam o fato de o nome seguir sendo usado. Ao podcast Rockonteurs, o instrumentista se defendeu.
"Quero deixar bem claro, porque levo muita bronca de certas pessoas. Sei que o que estamos fazendo agora não é a formação original da banda. Deus sabe que eu gostaria que fosse. Que a banda estivesse intacta, todos saudáveis e ainda na ativa. Mas, com o passar dos anos, passamos por algumas perdas trágicas. E apesar delas, perseveramos."

Entre tantas perdas, Lukather não se furta de mencionar a morte do baterista Jeff Porcaro, ocorrida em 1992, como o momento mais difícil da trajetória do grupo. A ponto de os remanescentes terem considerado a possibilidade de encerrar atividades naquele momento.
"Quando Jeff faleceu, todos nós pensamos: 'Bem, como vamos continuar?' Se não tivéssemos feito o álbum 'Kingdom of Desire' e uma turnê com ingressos esgotados por toda a Europa, com equipe e tudo mais, provavelmente teríamos desistido. A ideia de continuar sem Jeff era impensável. Mas nós continuamos, porque mesmo se tivéssemos parado, isso não o traria de volta."
Sendo assim, o público pode esperar ver Steve muito além de seus atuais 68 anos. "Sou o último remanescente da formação original, mas não por escolha. Sei a diferença entre o velho e o novo. Tudo que estou fazendo é manter a nossa música viva."
Em dezembro, o Toto passa pela América do Sul novamente. A turnê não incluirá o Brasil. Os shows acontecem em Santiago, Chile (11/12) e Buenos Aires, Argentina (13/12). A visita mais recente do grupo se deu em novembro de 2024, com apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
O guitarrista que Eddie Van Halen admitiu que não conseguia "copiar"
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence


Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm
Alex Van Halen confirma que gravará um disco com Steve Lukather
O que Jimmy Page e Steve Lukather conversaram na única vez em que se encontraram
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Rock e Heavy Metal: 20 personalidades que faleceram antes dos 50 anos - Parte 3
35 músicas de bandas de rock com mais de 1 bilhão de reproduções no Spotify


