A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de novembro de 2025
Steve Lukather, guitarrista do Toto e um dos músicos mais versáteis de sua geração, não costuma exagerar quando fala de suas influências. Por isso, quando ele afirma que existe uma música que reina absoluta no rock progressivo, vale prestar atenção. Em conversa registrada originalmente pela Far Out, Lukather declarou sem titubear que "Close to the Edge", do Yes, é "a maior peça de rock progressivo já escrita".
Toto - Mais Novidades
Segundo ele, nada no gênero alcançou o mesmo nível. "Essa é a maior obra do prog-rock já feita", disse. Lukather lembrou que Steve Howe, guitarrista do Yes, era um de seus grandes ídolos: "Não havia ninguém como ele. A banda era extremamente precisa ao vivo. Vi o Yes muitas vezes e, na turnê de 'Close to the Edge', eles soavam exatamente como no disco. Naquela época não tinha como 'maquiar' nada - e isso era muito legal."
O guitarrista também destacou o impacto do álbum como um todo: "A produção ao vivo, o som, o disco… tudo era insanamente incrível. Esse álbum é realmente genial, e todos brilham nele. É música atemporal."
A profundidade da música também aparece nas letras de Jon Anderson. O vocalista explicou que versos como "Season witch could call you from the depths of your disgrace" (A bruxa das estações poderia chamar você das profundezas da sua desgraça) tratam da ideia de que o "eu superior" sempre resgata quem mantém o coração no lugar certo. E contou que o trecho final nasceu de um sonho sobre a passagem desta vida para outra: "Era uma experiência tão boa que a morte nunca mais me assustou. A música fala disso - algo mais pastoral do que assustador."
Assim como o Toto, o Yes deixou uma marca definitiva no rock. Surgida no fim dos anos 1960, a banda se tornou referência máxima do progressivo, misturando rock, música clássica e arranjos complexos. Hoje mantém parte de sua formação clássica, como Steve Howe e Geoff Downes, ao lado de Billy Sherwood, Jon Davison e Jay Schellen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Os músicos que entrariam na pior banda do mundo da história, segundo Regis Tadeu
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Metallica será homenageado como Parceiro Visionário pela Cruz Vermelha
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Amon Amarth quer vocalistas do Grand Magus e Halestorm no próximo álbum
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"

Steve Lukather defende formação atual do Toto, onde é o único membro original
Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm
Alex Van Halen confirma que gravará um disco com Steve Lukather
O que Jimmy Page e Steve Lukather conversaram na única vez em que se encontraram
Rock e Heavy Metal: 20 personalidades que faleceram antes dos 50 anos - Parte 3
35 músicas de bandas de rock com mais de 1 bilhão de reproduções no Spotify


