O álbum que Nick Mason acha que nem sempre parece ser do Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 29 de setembro de 2024
A obra do Pink Floyd nas décadas de sessenta e setenta foi fundamental para a evolução do Rock, e álbuns clássicos como "The Piper at the Gates of Dawn" e "The Dark Side of the Moon" mostraram a banda explorando temas complexos e inovadores, e também experimentando com sonoridades e estruturas musicais, incorporando elementos de música eletrônica e poesia. Sua capacidade de criar experiências auditivas imersivas e conceituais, aliada a letras que abordavam questões sociais, existenciais e filosóficas, solidificou o Pink Floyd como uma das bandas mais influentes e respeitadas da história.

Mas já no final dos anos setenta, cada vez mais Roger Waters ia gradativamente assumindo o protagonismo dentro do grupo: "Isso se refletiu em um controle sobre o direcionamento criativo da banda, levando a uma obra-prima como 'The Wall' (1979) - onde ele compôs praticamente todo o material (...) e a um trabalho não tão bem sucedido assim, o controverso 'The Final Cut' (1983). Controverso porque, na verdade, 'The Final Cut' foi concebido como um álbum solo de Waters, tanto que traz no encarte a frase 'A requiem for the post war dream by Roger Waters, performed by Pink Floyd'", relata a resenha sobre o álbum "A Momentary Lapse of Reason", de 1987.
Prossegue o texto: "O conflito entre Waters e Gilmour então se intensificou e a banda entrou em uma pausa, com o baixista e o guitarrista lançando novos álbuns solos. Em 5 de março de 1984 chegou às lojas o segundo disco de David Gilmour, 'About Face', e em 30 de abril foi a vez de Roger Waters lançar 'The Pros and Cons of Hitch Hiking'. As turnês que promoveram ambos os discos tiveram baixa venda de ingressos, e a gravadora da banda, a CBS, sugeriu que os músicos se reunissem e gravassem um novo álbum do Pink Floyd, o que o baixista não aceitou".
Roger Waters achava que David Gilmour jamais lançaria um álbum do Pink Floyd sem ele
Com isso, Roger acabou pulando fora do barco: "Em dezembro de 1985 Roger anunciou oficialmente a sua saída da banda, que ele definiu como 'uma força criativamente já gasta'. A CBS se uniu então com Gilmour e Nick Mason e tentou forçar Waters a gravar um novo trabalho com o grupo, ameaçando-o de processo se ele não fizesse isso. Logicamente o baixista não aceitou a pressão, e então foi confrontado por David: 'Eu disse para Waters antes de ele sair: cara, se você sair, nós vamos seguir em frente. Não faça nada sobre isso, porque nós iremos continuar com a banda'. A resposta do baixista foi um categórico 'você nunca faria isso'."
O resultado foi o "A Momentary Lapse of Reason", lançado em 1987. Originalmente a ideia de David Gilmour é que esse seria um trabalho solo, mas ele acabou sendo convencido a lançar o trabalho sob o nome da banda, apesar do próprio guitarrista admitir que o álbum demonstra uma certa indecisão sobre o rumo das coisas: "Há momentos adoráveis nele - como 'Sorrow', 'On The Turning Away' e 'Learning To Fly'. Mas, assim como a maioria [das bandas da época], nós nos deixamos levar por aquela coisa oitentista. Ficamos meio que empolgados demais com os recursos tecnológicos que nos eram oferecidos, e Rick [Richard Wright] e Nick [Mason] foram bem inefetivos."
Roger, como era de se esperar, criticou o trabalho, apesar de admitir que nem tudo ali está perdido, sob a ótica dele: "'A Momentary Lapse of Reason' traz algumas coisas muito boas que, se eu ainda estivesse na banda, [usaria] aquelas sequências de acordes e melodias em um álbum no qual eu estivesse envolvido. Mas conceitualmente e liricamente, ele é simplesmente um lixo, em parte porque não é verdadeiro. Foi tipo, 'vamos tentar escrever músicas que soam como se fosse o Pink Floyd e fazer discos que soam como se fossem discos do Pink Floyd'."
Outro integrante que se sentiu desconfortável já nas gravações foi o Nick Mason. Em seu livro, Inside Out, o baterista admitiu que se sempre se sentia desconectado do grupo ao trabalhar no disco, conforme resgatou a Far Out: "É um álbum feito com muito cuidado, com poucos riscos. Essas coisas juntas me fazem sentir um pouco afastado de 'Momentary Lapse', a ponto de nem sempre parecer como se fosse a gente. No entanto, 'Learning to Fly' consegue isso por alguma razão", diz o baterista.
Em outra ocasião, Nick chegou a dizer que o grande problema do álbum é que eles acabaram "enfeitando o pavão" na produção: "Nós colocamos tudo naquele [álbum, o 'A Momentary Lapse of Reason']. Havia um sentimento de insegurança sobre como ele ficaria sem Roger, então nós acabamos meio que enfeitando o pavão com muitos músicos contratados. Há partes que foram excessivamente produzidas, tem mais do que o necessário nele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Crypta oficializa Victoria Villarreal como sua nova guitarrista
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Gus G ficou chateado por não ter sido chamado para despedida de Ozzy? Ele responde
In Flames faz primeiro show de sua turnê sul-americana; confira setlist
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow

Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
Pink Floyd anuncia coletânea com versão rara de "Pigs on the Wing"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
David Gilmour: dissecando a magnífica "High Hopes"
Como a esposa de David Gilmour salvou o guitarrista das drogas e foi salva por ele


