O álbum do Pink Floyd que o baterista Nick Mason considera que "enfeitou o pavão"
Por André Garcia
Postado em 01 de maio de 2022
A década de 1980 foi um período complicado na história do Pink Floyd. Embora tivesse começado aparentemente bem, com a colossal turnê de "The Wall" (1979) e o filme The Wall em 1982, a relação de Roger Waters com a banda já havia azedado. O lançamento do depressivo e decepcionante "The Final Cut" (1983) levou à saída do baixista dois anos depois, o que iniciou uma briga na justiça pela continuidade da banda.
Pink Floyd - Mais Novidades
Foi nesse cenário turbulento que os membros remanescentes produziram "A Momentary Lapse of Reason". Um álbum que, conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, o baterista Nick Mason confessou que a banda exagerou e acabou que "enfeitou o pavão". Em entrevista para a Uncut, ele declarou:
"Não é que eu não quisesse seguir em frente, eu queria… só acho que não tanto quanto David [Gilmour]. Nosso tempo era dividido entre o estúdio e o escritório do advogado: 'Será que Roger [Waters] vai embargar [o álbum]?' A resposta era, obviamente, que ele não podia. Ele saiu da banda, e uma coisa sempre foi muito clara em todos os nossos contratos firmados: se alguém saísse, estava fora e a banda continuaria. Aquilo deu a mim e David o poder de continuar."
"Nós colocamos tudo naquele [álbum, o 'A Momentary Lapse of Reason']. Havia um sentimento de insegurança sobre como ele ficaria sem Roger, então nós acabamos meio que enfeitando o pavão com muitos músicos contratados. Há partes que foram excessivamente produzidas, tem mais do que o necessário nele."
Segundo o engenheiro de som Andy Jackson, "nós tentamos fazer algo que soasse muito como a época, o que significa, obviamente, que com o passar do tempo acabou soando datado." Ele contou que o produtor Bob Ezrin tocava para eles "uma pilha de CDs" para ilustrar "o que estava rolando" na época. "Em 86, o digital estava dominando. 'Brothers In Arms' [do Dire Straits] tinha acabado de sair com uma sonoridade muito peculiar, e era aquilo que Bob almejava."
Guy Pratt assumiu o baixo do Pink Floyd no lugar de Roger Waters e está na banda até hoje, tendo inclusive gravado a música nova, "Hey Hey Rise Up". Ele tocou tanto no "A Momentary Lapse of Reason" quanto em sua turnê, e declarou que "não achava que [o disco] realmente soasse como Pink Floyd, mas foi um ótimo trabalho. Era bem a cara de seu tempo — o Floyd estava bombasticamente apropriado aos anos 80."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir

Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
O grande problema das músicas do "Dark Side of the Moon", segundo David Gilmour
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?


