Rick Rubin usou um disco do Metallica para evitar cometer o mesmo erro no Slayer
Por Bruce William
Postado em 09 de outubro de 2024
Quando foi chamado por Dave Lombardo para produzir o seminal "Reign In Blood", terceiro álbum de estúdio do Slayer, Rick Rubin não tinha nenhuma experiência com o gênero, pois até então ele vinha trabalhando com o Hip Hop de Nova Iorque, através de sua gravadora, a Def Jam Recordings.
Slayer - Mais Novidades
Dono de um estilo de trabalho bastante particular, conforme já foi dito por vários músicos, ele não é o tipo de produtor que opera a mesa de som literalmente, muito pelo contrário. A atuação de Rubin se dá mais no campo das ideias, traçando um caminho para onde a banda deve seguir e mostrando como vê a sua essência sonora, como ela deve soar. Isso faz com que os discos produzidos por Rubin apresentem uma sonoridade autêntica, "verdadeira", como se os grupos, ao trabalharem com ele, retomassem suas identidades.
E durante conversa com Rick Beato, Rubin disse ter percebido imediatamente como a abordagem padrão para se produzir trabalhos de Rock ou até de Metal não funcionariam no caso do Slayer, e relembra como fez para apresentar seu ponto de vista ao engenheiro de som Andy Wallace, usando o Metallica como exemplo. A transcrição é do Rock Celebrities.
"Eu tenho uma teoria hoje. Não é baseado em ser músico ou em ser uma pessoa técnica. É baseado em ser um fã e, em teoria, são apenas pensamentos. Então, quando eu ouço música muito rápida, como o Metallica, os sons são grandiosos. Mas como em discos de Rock, a coisa fica toda embaçada, e você não consegue realmente ouvir os tempos rápidos. Se a música que você está tocando é rápida e os sons são grandiosos, não há espaço suficiente para esses sons grandiosos acontecerem ao lado um do outro. Não há definição, tudo se torna um borrão."
Prossegue Rick: "Eu toquei um disco do Metallica para usar como exemplo do que eu achava que estava errado e disse para ele: 'Seria possível gravar de uma maneira que fosse pesada, mas que tudo fosse curto, porque é muito rápido e queremos que seja assim?' Eu não queria que aquilo soasse como um borrão de graves, eu queria que fosse como um pulsar", explica.
Rubin, que também acabou produzindo o álbum do Metallica "Death Magnetic" em 2008, disse no ano passado (via Ultimate Guitar) que só conseguiu dar ao Slayer o tratamento correto exatamente porque ele não tinha experiência prévia com música pesada: "Com speed metal, se você o tratar como Black Sabbath, não vai fazer o que o Slayer faz. No caso do Slayer, eles tocam super rápido. E a natureza das coisas que são rápidas é que elas se aproximam muito, como os bumbos super rápidos. Quando você ouve discos do Led Zeppelin, a bateria vai mais devagar. Então, se você tem alguém tocando rápido e o trata como o Led Zeppelin, vai ser apenas um borrão e barulho; você não vai ouvir nada."
"Isso é o que estava acontecendo até 'Reign in Blood', e isso realmente se aplica em cada caso", explica Rick. "Vem da minha falta de experiência. Falta da 'maneira certa' de fazer isso. A 'maneira certa' de gravar baterias de Rock é como o Led Zeppelin fazia. Mas, na minha cabeça, não é assim se você é o Slayer. Então, de certa forma, por eu não ter experiência suficiente para saber 'é assim que se faz', eu estava ouvindo aquilo como era, que é um tipo de coisa muito precisa. E você quer ouvir a precisão e a firmeza disso. E até aquele momento, ninguém tinha gravado dessa maneira", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Guns N' Roses lança duas novas canções
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival


A diferença entre "Divine Intervention" e "Diabolus in Musica", segundo Jeff Hanneman
Jeff Hanneman achava que "Diabolus in Musica" lembrava os primeiros discos do Slayer
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Kerry King revela qual é sua música favorita do Mastodon
Max Cavalera acha que novo álbum do Soulfly tem a mesma vibe de "Reign in Blood", do Slayer
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A curiosa história por trás de uma das frases mais ofensivas da carreira do Slayer


