A aparentemente simples música que John Bonham não conseguia tocar
Por André Garcia
Postado em 11 de junho de 2022
Formado em 1968, o Led Zeppelin foi uma das maiores bandas do mundo nos anos 70. E é comumente apontado como uma das maiores influências do heavy metal em muito por conta da guitarra de Jimmy Page e a bateria de John Bonham.
O baterista não apenas combinava técnica, velocidade e peso, como ainda foi um dos pioneiros em acompanhar os riffs de guitarra em seu instrumento. Falecido em 1980, deixou um legado que ainda influencia músicos surgidos décadas depois, como Matt Helders, baterista do Arctic Monkeys.
"Ele é alguém a quem eu sempre volto", declarou Matt enquanto falava da faixa "Moby Dick". "Aquilo me dá arrepios... sem exagero! Eu nem consigo explicar como aquilo mexe comigo. É perfeito, absolutamente perfeito. Soa intangível alcançar aquele nível. Não é que seja difícil — muitos podem aprender a tocar, com certeza muitos aprenderam. Mas a forma como ele executa é tão única, porque há tanta personalidade própria nela."
Entretanto, apesar de ter sido um baterista monstruoso, conforme publicado pela Far Out Magazine, em uma música do Led Zeppelin em específico ele teve dificuldade para tocar: "Four Sticks", uma das mais obscuras faixas do "Led Zeppelin IV" (1971).
Apesar de conduzida por um riff simples, possui uma batida percussiva pouco convencional no compasso 5/4, e que ainda muda no refrão para 6/8. Dominar esses tempos e transitar entre eles de forma ao mesmo tempo fluída e brusca, deu um tremendo trabalho a John Bonham, como disse o baixista John Paul Jones:
"Levou um tempão para ele [John Bonham] pegar 'Four Sticks'. "Eu devia ser o único que conseguia realmente contar [os compassos]. [Jimmy] Page tocava algo e [John] dizia: 'Legal! Mas qual é a primeira batida?' Ele não conseguia contar o que estava tocando. Se colocar a primeira batida no lugar errado, você está totalmente ferrado."
Jimmy Page certa vez disse que a intenção de "Four Sticks" era ser abstrata, e que, no final das contas, Bonham a finalizou em duas tentativas — não por ter acertado em cheio, mas porque "era fisicamente impossível para ele gravar outro [take]."
Duas coisas ajudaram o baterista a superar aquele obstáculo: uma cerveja e a bateria de "Keep a Knockin'", de Little Richard. Música de onde Bonham tirou a introdução de "Rock and Roll", ela foi gravada por Charles Connon, aquele que de acordo com James Brown "foi o primeiro baterista a botar funk no ritmo".
No fim das contas, se recusando a ser derrotado pela faixa, o lendário baterista do Led Zeppelin não apenas conseguiu tocar a música como ainda o fez usando duas baquetas em cada mão. Daí vem o título, que significa "quatro baquetas", em livre tradução. E ele ainda conseguiu trinfar sobre ela a tocando ao vivo (mesmo que apenas uma vez), como pode ser ouvido abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps