O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de dezembro de 2024
O clássico "Burguesia" foi lançado no álbum homônimo de 1989, o último gravado por Cazuza em vida. Composta em parceria com George Israel e Ezequiel Neves, a canção é uma crítica social que aborda o comportamento e os valores da elite econômica brasileira, com ênfase na desigualdade e a alienação de classes mais privilegiadas – que Cazuza ironicamente fazia parte.
Cazuza - Mais Novidades
A faixa começa com versos diretos, como "A burguesia fede, a burguesia quer ficar rica", que sintetizam a insatisfação de Cazuza com a classe dominante. Segundo análise do site Letras.Mus, o cantor denuncia a alienação dessa elite, apontando comportamentos arrogantes e apáticos. Ao mesmo tempo, o cantor reconhece sua própria posição social, ao dizer:
"Pobre de mim que vim do seio da burguesia. / Sou rico, mas não sou mesquinho. / Eu também cheiro mal, eu também cheiro mal."
Esse trecho expõe a ambiguidade da crítica, com uma autocrítica explícita à sua condição de alguém que também pertenceu a um meio privilegiado. Vale lembrar que o roqueiro era de classe alta e morava na Zona Sul do Rio de Janeiro, sendo filho de executivo de gravadora.
Já para o site Culturaliza BH, a música vai além de atacar os excessos da classe abastada e critica a indiferença em relação às desigualdades. Trechos como "Enquanto houver burguesia, não vai haver poesia" refletem a visão do cantor de que o materialismo exacerbado sufoca valores mais humanistas.
Em análise acadêmica, o artigo "A burguesia fede: uma análise da formação discursiva na canção de Cazuza", de Hudson Marques da Silva e outros, associa a letra a uma perspectiva marxista. Segundo os autores, o desejo da burguesia de "ficar rica" reflete a acumulação de bens e capital, incompatível com a construção de uma sociedade harmônica. A ideia de "poesia" é interpretada como uma metáfora para coesão social e justiça, o que estaria ameaçado pela busca incessante de lucro.
Ainda de acordo com o estudo, a música também faz críticas ao contexto político da época. Parte da burguesia, segundo a visão de muitos, teria apoiado ou financiado o regime militar, perpetuando desigualdades e retrocessos sociais. A canção, portanto, combina análise econômica e histórica em um discurso crítico e abrangente.
Cazuza e as críticas à música "Burguesia"
Apesar de ser considerada uma das composições mais emblemáticas de Cazuza, Burguesia também foi alvo de críticas, tanto por seu conteúdo quanto pela forma como o recado foi transmitido. Em entrevista ao canal Corredor 5, o escritor Luiz Felipe Carneiro comentou que, em sua visão, o cantor poderia ter abordado o tema de maneira mais elaborada.
"É uma letra pueril e meio boba até, para o padrão Cazuza. Ele poderia ter dado aquele recado de outra forma", afirmou. O escritor relatou, ainda, sua experiência inicial com o álbum: "Lembro que estava comprando a trilha sonora da Rainha da Sucata na Lojas Americanas e aí a caixa botou dentro do saco uma fita do Burguesia. Eu falei que não era minha, mas ela disse para eu levar. Nunca escutava aquela fita inteira. Só fui prestar atenção e gostar depois quando tive em CD."
O apresentador Clemente Magalhães também expressou sua insatisfação com a faixa, classificando-a como a pior do disco. "Não gosto daquele vocal, até hoje acho a letra meio equivocada. Se o Dinho Ouro Preto tivesse feito, acharíamos maneiro, mas se esperava muito do Cazuza depois de ‘Ideologia’ e ‘Brasil’, por exemplo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro
O hit de Cazuza que Lulu Santos achou tão bom que ficou com ciúmes
O significado de "Disparo contra o sol" em "O Tempo Não Para", de Cazuza
O que significa "pagar o analista para não saber quem sou" em "Ideologia", de Cazuza
João Gordo se arrepende de bater no Cazuza por homofobia: "Dei tapa e joguei sapato"


