As duas vezes que Cazuza fez show com o bumbum sujo: "Virou de costas e tirou a calça"
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de dezembro de 2025
O tamanho do mito Cazuza sempre veio acompanhado do tamanho das histórias. E quando se fala nele, quase toda lenda improvável acaba sendo verdade. Prova disso são dois relatos resgatados pelo canal Enigmas do Rock, mostrando momentos tão absurdos quanto divertidos da carreira do vocalista - ambos envolvendo o mesmo tema inusitado: o próprio bumbum sujo.
Em uma dessas lembranças, Lobão recorda um show no Rio em que Cazuza simplesmente decidiu contar ao público por que estava demorando a entrar no palco. Segundo ele, o cantor surgiu reclamando do local: "Porra, esse Morro da Urca é uma merda mesmo. Você vai cheirar cocaína no banheiro, aí dá vontade de cagar, mas não tem papel higiênico! Vocês acham que eu estou demorando esse tempo todo por quê? Estou com o cu sujo! Isso é o Cazuza!". Em seguida, sem cerimônia alguma, começou o show como se nada tivesse acontecido.

Frejat, parceiro de vida e palco, confirmou que aquele tipo de indiscrição não era isolada. Ele lembrou de uma matinê na Tijuca, onde o vocalista repetiu o ritual: "Acabei de ir ao banheiro, uma vergonha, tô aqui sujo!". Em seguida, o inesperado: "Virou de costas e tirou a calça. A plateia tinha gente nova! Falamos: 'Menos, né? Pega leve!'". Mas, sendo Cazuza, o freio raramente vinha.
Essas histórias ajudam a explicar a dimensão quase imprevisível da personalidade do artista - um traço também lembrado por Paulo Miklos, dos Titãs. Em entrevista ao Inteligência Ltda., o vocalista rememorou a primeira vez em que encontrou Cazuza, nos bastidores de programas de TV dos anos 1980: "Lembro que conheci o Cazuza, que passou a mão na minha bunda na primeira vez que encontrei com ele! Fiquei tipo: 'Tudo bem?'", contou aos risos.
Os bastidores daquela geração eram intensos, e Cazuza parecia sempre disposto a transformar qualquer situação em caos poético. Outro exemplo veio do baterista Guto Goffi, em entrevista ao Corredor 5, lembrando quando a polícia encontrou maconha nos quartos do Barão Vermelho durante uma estadia no Hotel Hilton, em São Paulo. No quarto de Cazuza, nada de drogas - só quatro garrafas de uísque vazias. Quando o policial decidiu prender os outros, mas não ele, o cantor reagiu do único jeito possível: implorou para ser preso junto, temendo ser chamado de "careta". E acabou indo para a delegacia mesmo sem ter cometido crime algum, apenas para não perder a diversão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
Richie Blackmore responde; qual a canção definitiva do Rainbow?
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
O que significa "poeira se escondendo pelos cantos" cantado em "Teatro dos Vampiros"
Kurt Cobain: a teoria de assassinato do músico
Ultimate Guitar: 12 bandas que nunca mudam

O dia que o saudoso Cazuza passou a mão na bunda de Paulo Miklos dos Titãs
A cantora que Cazuza gostou tanto que aplaudiu show de forma bizarra e nada convencional
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
As duas bandas que foram as primeiras a fazer rock nacional nos anos 1980
O hit de Cazuza que portugueses receberam com frieza: "Gíria considerada depreciativa"



