A inusitada origem do nome artístico de Cazuza, segundo sua mãe Lucinha
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de julho de 2024
O cantor Cazuza se chamava, na verdade, Agenor de Miranda Araújo Neto, e a origem do seu apelido, que acabou se tornando seu nome artístico, é bastante curiosa. Vindo de família em que a maioria dos nascimentos era de meninas, seu pai João Araújo queria um menino.
De acordo com sua mãe Lucinha Araújo, no podcast Papagaio Falante, seu marido falava sempre que "ia ter um Cazuza", em referência ao modo como são chamados os garotos em parte do Nordeste brasileiro.
"Ele era Cazuza desde sempre, né? Porque o João é de origem nordestina. E então, lá no Nordeste, 'moleque' é ‘cazuza’. Na minha família, só tem mulheres. Somos três irmãs, só tenho sobrinhas, e todos os filhos delas são meninas. Quando fiquei grávida, todo mundo achava que seria outra menina, mas o João dizia: ‘Eu vou ter um Cazuza.’ E assim foi, um moleque, um garoto. Ele já nasceu com esse apelido".
Curiosidades sobre o nome de Cazuza
Frejat, grande companheiro de carreira de Cazuza, principalmente no Barão Vermelho, contou como descobriu que o nome dele era Agenor. "Eu lembro que ele me contou isso dizendo que o nome dele é Agenor, mas disse que nunca gostou desse nome e nunca o chamaram assim!
Ele já tinha preocupação com aquela coisa de no colégio zoarem ele dizendo que Agenor era um nome horroroso. Na verdade, era uma homenagem do pai dele ao avô, que tinha esse nome. Ele nunca foi chamado assim. Sempre foi Cazuza. Nunca fui muito de ficar pilhando as pessoas com essas coisas", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps