A inusitada origem do nome artístico de Cazuza, segundo sua mãe Lucinha
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de julho de 2024
O cantor Cazuza se chamava, na verdade, Agenor de Miranda Araújo Neto, e a origem do seu apelido, que acabou se tornando seu nome artístico, é bastante curiosa. Vindo de família em que a maioria dos nascimentos era de meninas, seu pai João Araújo queria um menino.
Cazuza - Mais Novidades
De acordo com sua mãe Lucinha Araújo, no podcast Papagaio Falante, seu marido falava sempre que "ia ter um Cazuza", em referência ao modo como são chamados os garotos em parte do Nordeste brasileiro.
"Ele era Cazuza desde sempre, né? Porque o João é de origem nordestina. E então, lá no Nordeste, 'moleque' é ‘cazuza’. Na minha família, só tem mulheres. Somos três irmãs, só tenho sobrinhas, e todos os filhos delas são meninas. Quando fiquei grávida, todo mundo achava que seria outra menina, mas o João dizia: ‘Eu vou ter um Cazuza.’ E assim foi, um moleque, um garoto. Ele já nasceu com esse apelido".
Curiosidades sobre o nome de Cazuza
Frejat, grande companheiro de carreira de Cazuza, principalmente no Barão Vermelho, contou como descobriu que o nome dele era Agenor. "Eu lembro que ele me contou isso dizendo que o nome dele é Agenor, mas disse que nunca gostou desse nome e nunca o chamaram assim!
Ele já tinha preocupação com aquela coisa de no colégio zoarem ele dizendo que Agenor era um nome horroroso. Na verdade, era uma homenagem do pai dele ao avô, que tinha esse nome. Ele nunca foi chamado assim. Sempre foi Cazuza. Nunca fui muito de ficar pilhando as pessoas com essas coisas", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"

A reação de Frejat quando descobriu que o Cazuza se chamava Agenor
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
Morre Guto Graça Mello, produtor de Cazuza, Rita Lee e trilhas do cinema brasileiro
O álbum do Cazuza que Regis Tadeu odeia: "Esse disco é horroroso, não tem condição"
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite


