O vocalista que pagou 10 mil dólares para uma rádio não tocar a música da sua banda
Por Bruce William
Postado em 30 de janeiro de 2025
Robert Plant nunca escondeu sua relação complicada com "Stairway to Heaven". Apesar de reconhecer a importância da canção para o Led Zeppelin, ele não sente mais uma conexão com a música. Em entrevista ao jornalista Dan Rather, em 2019, ele explicou que a letra foi escrita por ele aos 23 anos e que já não reflete sua visão atual. "Não tem a ver com ser a minha favorita ou não, é apenas pelo fato de pertencer a uma época particular", afirmou. Com o passar dos anos, ele encontrou outros momentos mais significativos em sua trajetória e, por isso, evita cantá-la.

Se a rejeição de Plant já era evidente, ele deu um passo além ao pagar para garantir que a canção não fosse tocada em uma rádio. Durante uma viagem por Portland, Oregon, ele sintonizou a estação KBOO, que pedia doações dos ouvintes em troca de manter certas músicas fora da programação. Um dos alvos da campanha era justamente "Stairway to Heaven". "Eles estavam pedindo 10 ou 15 dólares para manter a música fora do ar. Liguei e fiz a minha doação. Fui um dos patrocinadores da KBOO", contou Plant à NPR em 2002, conforme relatou a Classic Rock. Fontes afirmam que o valor doado por Plant foi de dez mil dólares [wikipedia].
O caso chegou aos ouvidos de Ahmet Ertegun, presidente da Atlantic Records, que se divertiu com a ironia da situação: uma rádio recebendo material gratuito do selo, mas se comprometendo a não tocar uma das músicas mais emblemáticas da gravadora por insistência do próprio vocalista. A KBOO, por sua vez, manteve a promessa e não tocou a versão original, mas ao longo dos anos transmitiu covers, incluindo a homenagem do Heart no Kennedy Center, além de interpretações de Rodrigo Y Gabriela e Ada Rovatti.
Mesmo com essa resistência, Plant surpreendeu os fãs ao cantar "Stairway to Heaven" em um evento beneficente em Oxfordshire, Inglaterra, no dia 22 de outubro de 2023. Foi a primeira vez que interpretou a música ao vivo desde a reunião do Led Zeppelin em 2007, quando a banda se apresentou em tributo justamente a Ertegun, falecido no ano anterior. Ainda que raramente revisite o clássico, o momento mostrou que, em circunstâncias especiais, ele talvez possa abrir uma exceção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide


10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Foto que inspirou a capa do álbum "Led Zeppelin IV" vai a leilão na Inglaterra
A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
Mike Portnoy, do Dream Theater, elege os seus cinco bateristas preferidos
Jimmy Page revela o melhor cantor com quem já tocou — não é Robert Plant!


