O guitarrista que para Rick Rubin é o Jimmy Page dos nossos tempos
Por Bruce William
Postado em 25 de agosto de 2024
Rick Rubin é um dos produtores musicais mais influentes e respeitados da história da música. Com uma carreira que abrange várias décadas, ele trabalhou com uma ampla gama de artistas, desde os pioneiros do rap como Run-D.M.C. até ícones do rock como Slayer e Red Hot Chili Peppers. Rubin é conhecido por um estilo minimalista e meio excêntrico, e também por incentivar os artistas a explorarem suas verdadeiras essências, muitas vezes extraindo deles performances únicas. Rubin tem a habilidade rara de compreender o que um álbum precisa para ressoar com o público, o que faz dele um dos produtores mais procurados no mundo da música.
Uma das bandas que contou com o trabalho de Rick foi o Audioslave, formado no início dos anos 2000 por Chris Cornell, Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk. A presença do produtor no primeiro álbum foi fundamental. Ele não apenas ajudou a equilibrar as potentes guitarras de Tom Morello com os vocais intensos de Chris Cornell, mas também guiou a banda na criação de um som que era tanto inovador quanto familiar. Rubin foi crucial para o desenvolvimento das canções que viriam a definir o Audioslave, assegurando que o álbum tivesse um impacto duradouro e que a banda se destacasse como uma das mais proeminentes do início dos anos 2000.
"Quando o Rage [Against The Machine] se separou, Brad [Wilk, baterista], Tim [Commerford, baixista] e eu queríamos tocar juntos, e continuamos ouvindo 'Badmotorfinger' [álbum do Soundgarden, lançado em 1994]. Chris tinha uma voz incrível, mas ele tinha uma poesia sombria no estilo de Edgar Allan Poe, nós nos perguntamos como ele realmente era, então decidimos ir falar com ele", contou o guitarrista Tom Morello em entrevista para a Metal Hammer.
E Rick, que estava junto com eles, ficou assustado com o que viu: "Chris morava em Los Angeles, no topo da última e mais solitária montanha, estava anoitecendo e a luz do sol estava indo embora. A mansão em que ele morava era assustadora pra caramba. Os portões se abriram no estilo do portão da Família Addams, e lá está Chris, alto, esguio de estrutura, sombrio de semblante. Ele começou a caminhar lentamente em nossa direção, Rick enlouqueceu e disse: 'Vamos dar o fora daqui!'".
Apesar de assustado, foi graças à banda Rick conheceu o guitarrista que ele chamou de "Jimmy Page dos nossos tempos", fazendo alusão ao fim do Yardbirds e começo da trajetória do Led Zeppelin: "[Isto] poderia se tornar algo tipo aconteceu quando o Yardbirds se transformou no Led Zeppelin. Até porque Tom Morello é o Jimmy Page do nosso tempo" declarou Rick, em resgate feito pela Far Out.
Infelizmente, como sabemos, a profecia de Rick não se concretizou, pois o Audioslave lançou três discos até 2007, quando encerrou atividades, tendo retornado para um único show dez anos mais tarde, pouco antes de Chris nos deixar de forma trágica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps