A música do Metallica que deu início à batalha contra o Napster
Por João Renato Alves
Postado em 09 de janeiro de 2025
Lançada em junho de 2000, "I Disappear" foi a última música inédita do Metallica gravada com o baixista Jason Newsted no lineup. Sua criação teve início nas sessões que geraram os álbuns "Load" (1996) e "ReLoad" (1997). No entanto, ela só viria à tona como parte da trilha sonora do filme "Missão Impossível 2".
Apesar de ter feito sucesso mediano, a composição entrou para a história por outro motivo. Foi ela que deu início à batalha legal da banda com o Napster. Quando Shawn Fanning e Sean Parker iniciaram o programa em 1999, o software permitia que os usuários compartilhassem arquivos de áudio digitalmente em seus computadores, se tornando um repositório para downloads gratuitos.
A novidade acabou explodindo em popularidade muito rápido e, como era uma tecnologia nova, as regras que a governavam eram basicamente inexistentes. Assim, os artistas não tinham qualquer proteção sobre suas obras.
O Napster atraiu a ira do Metallica quando uma versão demo pirateada de "I Disappear" foi disponibilizada online antes mesmo da definitiva chegar ao mercado. A banda entrou com uma ação judicial em 13 de abril de 2000 acusando o programa de extorsão e violação de direitos autorais. Pediu US$ 100 mil para cada música baixada ilegalmente, o que resultou em cerca de US$ 10 milhões em danos. Também queria banir todos os usuários que baixaram a faixa ilegalmente.
O Metallica venceu. O Napster foi forçado a banir mais de 300 mil usuários e a pagar o indenização. O processo levou outros artistas, como Dr. Dre, a seguirem o exemplo. O Napster faliu e depois saiu do mercado completamente.
Creditada a James Hetfield e Lars Ulrich, "I Disappear" chegou ao 76º lugar no Billboard Hot 100, principal parada dos Estados Unidos. O grupo só voltaria à parada oito anos mais tarde, com "The Day That Never Comes". O videoclipe trouxe a banda reproduzindo cenas de ação alusivas ao filme.
Além do Metallica, a trilha de "Missão Impossível 2" contou com Limp Bizkit, Rob Zombie, Chris Cornell e Buckcherry, entre outros. Mais um destaque foi para a parceria do Foo Fighters com Brian May (Queen) em uma versão para "Have a Cigar", do Pink Floyd.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps