O rockstar que duvidou do Metallica: "Tem coração, mas não sabe tocar guitarra"
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de outubro de 2024
Dee Snider, icônico vocalista do Twisted Sister, relembrou um momento curioso de sua carreira ao revelar que, no início dos anos 80, duvidou do potencial do Metallica. Em entrevista ao podcast Speak & Destroy (via Ultimate Guitar), Snider admitiu que, quando viu a banda de James Hetfield e Lars Ulrich pela primeira vez, acreditava que o grupo nunca iria longe. "Esses caras têm muito coração, mas nunca vão a lugar nenhum", relembrou o cantor, refletindo sobre sua percepção na época.
Na ocasião, o Metallica ainda era uma banda jovem e abria shows para o Twisted Sister na Europa. Snider afirmou que não imaginava que um som tão pesado pudesse se tornar popular. "Eu não conseguia imaginar que algo tão pesado poderia fazer sucesso e ser aceito, e eles conseguiram isso em seus próprios termos", disse ele, reconhecendo o grande mérito da banda de conquistar o mundo sem comprometer sua essência.
Além disso, o vocalista não poupou críticas ao desempenho inicial de Hetfield como guitarrista. "James nem conseguia tocar guitarra no começo. Ele era o frontman da banda", comentou Snider, sugerindo que o verdadeiro responsável por moldar o som pesado do Metallica foi Dave Mustaine, que também fez parte da formação inicial da banda antes de ser expulso.
Para Snider, Mustaine era o cérebro por trás do estilo de guitarra que definiria o thrash metal. Ele acredita que, enquanto Hetfield ainda estava aprendendo a tocar, Mustaine já havia consolidado a base do som agressivo que se tornaria a marca registrada da banda. "Provavelmente mais o Mustaine. Quero dizer, James estava aprendendo guitarra", disse.
Ainda que tenha duvidado do sucesso do Metallica no início, Snider deixou claro que, hoje, tem respeito pela trajetória da banda. "Não tenho nada além de respeito pelo Metallica, eles não cederam em nenhum momento", afirmou.
O vocalista também relembrou um dos primeiros shows do Metallica na Costa Leste dos Estados Unidos, quando a banda abriu para o Twisted Sister em New Jersey. Na época, Snider estava "muito ocupado passando batom" para prestar atenção no que viria a ser um dos shows históricos da banda. "Eu perdi a história porque estava ocupado demais com a maquiagem", brincou.
A declaração de Snider também chamou atenção por mencionar uma influência pouco conhecida sobre Hetfield. Segundo ele, uma das grandes inspirações do vocalista do Metallica no início de sua carreira foi Vince Neil, do Mötley Crüe. "Ouça o estilo vocal dele nesse primeiro EP, era muito mais Neil-ily, menos grave e mais agudo", apontou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps