O rockstar que duvidou do Metallica: "Tem coração, mas não sabe tocar guitarra"
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de outubro de 2024
Dee Snider, icônico vocalista do Twisted Sister, relembrou um momento curioso de sua carreira ao revelar que, no início dos anos 80, duvidou do potencial do Metallica. Em entrevista ao podcast Speak & Destroy (via Ultimate Guitar), Snider admitiu que, quando viu a banda de James Hetfield e Lars Ulrich pela primeira vez, acreditava que o grupo nunca iria longe. "Esses caras têm muito coração, mas nunca vão a lugar nenhum", relembrou o cantor, refletindo sobre sua percepção na época.

Na ocasião, o Metallica ainda era uma banda jovem e abria shows para o Twisted Sister na Europa. Snider afirmou que não imaginava que um som tão pesado pudesse se tornar popular. "Eu não conseguia imaginar que algo tão pesado poderia fazer sucesso e ser aceito, e eles conseguiram isso em seus próprios termos", disse ele, reconhecendo o grande mérito da banda de conquistar o mundo sem comprometer sua essência.
Além disso, o vocalista não poupou críticas ao desempenho inicial de Hetfield como guitarrista. "James nem conseguia tocar guitarra no começo. Ele era o frontman da banda", comentou Snider, sugerindo que o verdadeiro responsável por moldar o som pesado do Metallica foi Dave Mustaine, que também fez parte da formação inicial da banda antes de ser expulso.
Para Snider, Mustaine era o cérebro por trás do estilo de guitarra que definiria o thrash metal. Ele acredita que, enquanto Hetfield ainda estava aprendendo a tocar, Mustaine já havia consolidado a base do som agressivo que se tornaria a marca registrada da banda. "Provavelmente mais o Mustaine. Quero dizer, James estava aprendendo guitarra", disse.
Ainda que tenha duvidado do sucesso do Metallica no início, Snider deixou claro que, hoje, tem respeito pela trajetória da banda. "Não tenho nada além de respeito pelo Metallica, eles não cederam em nenhum momento", afirmou.
O vocalista também relembrou um dos primeiros shows do Metallica na Costa Leste dos Estados Unidos, quando a banda abriu para o Twisted Sister em New Jersey. Na época, Snider estava "muito ocupado passando batom" para prestar atenção no que viria a ser um dos shows históricos da banda. "Eu perdi a história porque estava ocupado demais com a maquiagem", brincou.
A declaração de Snider também chamou atenção por mencionar uma influência pouco conhecida sobre Hetfield. Segundo ele, uma das grandes inspirações do vocalista do Metallica no início de sua carreira foi Vince Neil, do Mötley Crüe. "Ouça o estilo vocal dele nesse primeiro EP, era muito mais Neil-ily, menos grave e mais agudo", apontou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Mike Patton admite que o Faith No More não volta mais
Ex-violinista do Eluveitie relata que foi agredida por ex-parceiro; "Ele me deu um soco"
Vídeo de nova música do Arch Enemy atinge 1 milhão de visualizações
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Rush fará cinco shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
Geddy Lee comenta tour que Rush fará no Brasil em 2027
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí



Baixista do Megadeth conta como reagiu à notícia de que regravaria "Ride the Lightning"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
A opinião contundente de Andre Barcinski sobre "Lulu", do Metallica; "Tudo é horrível"
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Metallica será homenageado como Parceiro Visionário pela Cruz Vermelha
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
"Eu achava que o Angra seria um Iron Maiden, um Metallica", confessa Rafael Bittencourt
O Rock in Rio em que James Hetfield tentou entrar no mosh durante show de outra banda


