O triste hit do Led Zeppelin que Jimmy Page não se sentia à vontade: "Parecia Rod Stewart"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de janeiro de 2025
Jimmy Page, guitarrista e principal arquiteto do Led Zeppelin, sempre desempenhou um papel central na definição do som e da visão artística da banda. Sua liderança colaborativa permitiu que cada integrante – Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham – brilhasse individualmente, resultando em uma força coletiva única no rock. Ainda assim, nem todas as decisões musicais do grupo foram unânimes, e uma das raras discordâncias de Page surgiu com a canção "All My Love". As entrevistas foram resgatadas pela Far Out.
A faixa, presente no álbum "In Through the Out Door" (1979), foi escrita como uma homenagem de Plant ao seu filho Karac, que morreu tragicamente aos cinco anos após contrair um vírus. A música era carregada de emoção, sendo, para Plant, uma forma de expressar sua dor e celebrar a alegria que Karac trouxe à sua vida. Em 2018, Plant comentou sobre a composição: "Era apenas uma forma de homenagear a alegria que [Karac] nos deu como família e, de maneira estranha, ainda dá ocasionalmente."
Embora Page respeitasse o significado pessoal da música, ele revelou em entrevistas que não se sentia confortável com ela do ponto de vista musical. Em uma rara admissão durante uma entrevista ao SF Gate em 2000, Page declarou: "A única que nunca me senti à vontade tocando foi ‘All My Love’. Esse não era o meu tipo de coisa. Parecia algo das canções do Rod Stewart na época, com aquele refrão de balançar o lenço. Não era realmente o meu estilo."
A insatisfação de Page com o tom mais leve e acessível da faixa também foi mencionada em outra ocasião. No livro "Light and Shade", de Brad Tolinski, ele expressou preocupação com a direção que a música sugeria para a banda. "Eu fiquei um pouco preocupado com o refrão [de ‘All My Love’]. Podia imaginar pessoas fazendo a ‘ola’ e tudo isso. E pensei: ‘Isso não é a gente. Isso não é o Led Zeppelin.’"
Apesar disso, Page reconheceu que a música tinha um propósito especial para Plant e a considerou "adequada em seu contexto". Ele, no entanto, deixou claro que não gostaria que a banda seguisse esse caminho sonoro no futuro. "No seu lugar, foi tudo bem, mas eu não teria querido continuar nessa direção."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps