A canção do Pearl Jam que é adorada pelos fãs e que foi "roubada" de Stevie Ray Vaughan
Por Bruce William
Postado em 27 de fevereiro de 2025
Criada antes mesmo da entrada de Eddie Vedder na banda, "Even Flow" surgiu em uma sessão instrumental gravada em agosto de 1990 por Mike McCready, Stone Gossard, Jeff Ament e Matt Cameron, que ainda estava no Soundgarden. Vedder se juntaria ao grupo meses depois e escreveria a icônica letra sobre um sem-teto negligenciado pela sociedade.
Diferente de "Alive", outra famosa canção do álbum "Ten" (1991) que apostava em uma estrutura melódica e lírica mais cadenciada, "Even Flow" trazia riffs influenciados pelo Led Zeppelin, um refrão acessível e versos quase falados, tão acelerados que levaram Kim Thayil, do Soundgarden, a pensar que a canção falava sobre a rapidez com que o tempo passa quando estamos nos divertindo.

Apesar do sucesso da faixa, as gravações foram desgastantes para a banda . McCready relembrou: "Tocamos 'Even Flow' umas 50, 70 vezes. Juro por Deus, foi um pesadelo. Tocamos tantas vezes que chegamos a nos odiar. Acho que o Stone nunca ficou satisfeito com o resultado." O baixista Jeff Ament compartilhou da mesma frustração: "Gravamos essa música umas cem vezes, mas nunca conseguimos acertá-la." O baterista Dave Krusen também não teve vida fácil: "Eles tiveram que editar o meio porque eu estava acelerando no final. Foi um pesadelo só."
Mas o esforço valeu a pena. Tocada ao vivo pela primeira vez em outubro de 1990, "Even Flow" rapidamente se tornou uma das músicas mais executadas pelo Pearl Jam, ultrapassando a marca de 900 performances ao vivo. Além disso, ganhou dois videoclipes, incluindo uma versão ao vivo em 1992, que ajudou a consolidar o Pearl Jam como uma das principais bandas do grunge.
Porém, McCready revelou que sua performance na faixa foi fortemente influenciada por Stevie Ray Vaughan. "Sou eu fingindo ser o Stevie Ray Vaughan, e uma tentativa fraca disso. O Stone escreveu o riff e a música; acho que está em afinação em D. Apenas segui ele em um padrão regular. Tentei roubar tudo o que sei do Stevie Ray Vaughan e colocar nessa música. Um plágio descarado. Um tributo-plágio, se preferir!", disse o guitarrista, em fala resgatada pela Songfacts.
Mesmo com essa "homenagem nada sutil", "Even Flow" continua sendo um dos grandes clássicos do Pearl Jam, mantendo sua energia explosiva nos palcos e se tornando presença obrigatória nos shows da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor banda que Dave Grohl já viu: "Vontade de beber cem cervejas e quebrar janelas"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A música épica de 23 minutos que o Dream Theater tocará em seus próximos shows no Brasil
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"

Guitarrista do Pearl Jam se questiona se valeu a pena ao lembrar os mortos da cena de Seattle
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Pearl Jam gastou uma bela grana para gravar "Ten", seu primeiro disco de estúdio
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Lado feminino: astros do rock que se vestiram de mulher


