Pearl Jam: a visão da banda sobre "Even Flow"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 01 de maio de 2014
Se no transcurso dos últimos anos o PEARL JAM deu uma (normal) arrefecida na energia líquida que destilava no começo dos anos noventa, no início daquela década a história era diferente. Vinte e poucos anos mais jovens, as atuações da banda eram carregadas de um estado de pré-apnéia com VEDDER fazendo uma versão pós-oitentista do jogo de cena punk que o antecedeu. Mas, foi antes de seu ingresso junto aos remanescentes do MOTHER LOVE BONE que foi tecida uma muralha de riffs que viria a ser um dos maiores sucessos daqueles tempos de camisas de flanela e shoegaze.
"Even Flow" nasceu antes de VEDDER entrar para a banda. A primeira demo instrumental foi gravado em agosto de 1990 com MCCREADY, STONE GOSSARD, JEFF AMENT e MATT CAMERON (que estava com o SOUNDGARDEN na época). VEDDER se juntaria à banda em outubro daquele ano, e escreveria a famosa letra sobre o indivíduo sem-teto que é negligenciado pela sociedade. Enquanto "Alive", primeiro single de "Ten" era calcada em uma estrutura melódica e lírica cadenciadas, "Even" é sustentada em riffs zeppelianos e versos cantados no limite entre a melodia e o texto falado ( colocados de modo tão irrefreados que fizeram com que KIM THAYL declarasse que achava que a música" era sobre como a noite apenas parece fluir rapidamente quando todos estão se divertindo"), desembocando em um refrão que não fazia muita questão de esconder sua vocação pop - notas longas e pausadas em um verso sustentado por uma sequência bem manjada de power chords.
"Quando estávamos fazendo "Badmotorfinger", EDDIE estava mixando "Ten" e eu lembro de ouvir o coro de `Flow´ e pensar: `Isso é foda´. Ele tem realmente um pegada ZEPPELIN, uma energia inacreditável. Embora tenhamos tocado um par de milhares de vezes desde que estou no grupo ,eu acho que essa é a quintessência musical do PEARL JAM - simplesmente fantástica" afirmou MATT CAMERON. Se merecedora de toda a reverência prestada, as gravações da faixa não foram, por assim dizer, um pedaço do éden. MCCREADY afirmou que "Nós tocamos "Even Flow" umas 50, 70 vezes. Eu juro por Deus, foi um pesadelo. Nós tocamos aquela coisa várias vezes até o ponto de nos odiarmos. Eu ainda acho que Stone não ficou satisfeito com o resultado." O baterista DAVE KRUSEN também não alisou: "Eles tinham que editar o meio porque eu estava acelerando no final. Foi um pesadelo só."; nas palavras de JEFF AMENT: "A gente gravou ela umas cem vezes, mas nunca conseguíamos acertá-la.". Tanto esforço foi recompensado:`Even Flow’, executada pela primeira vez ao vivo em 22 de outubro de 1990 em Seattle, se tornou uma das mais executadas em seu repertório, teve dois clipes registrados (sendo que o show no Moore Theater em 1992, tornou a faixa um hit obrigatório na programação da época) e ajudou a pavimentar o caminho do PEARL JAM -a única banda que permaneceu em atividade ininterrupta daquele que foi o último movimento significante no rock n´roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps