A dica de Joe Satriani para guitarristas que entram no G3 lidarem com rivalidade
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de fevereiro de 2025
Desde 1996, a turnê G3 tem reunido alguns dos maiores guitarristas do mundo para apresentações conjuntas. Criada por Joe Satriani, a série de shows já contou com nomes como Steve Vai, Eric Johnson e John Petrucci, tornando-se um evento cultuado pelos fãs de guitarra.
Em entrevista ao Ultimate Classic Rock (via Ultimate Guitar), Satriani contou como o projeto nasceu e como sua insatisfação com a rotina solitária de turnês foi o impulso para sua criação.


"Foi incrível que isso tenha acontecido", disse. "Tudo começou com uma reclamação simples: entrei nos escritórios do Bill Graham e disse: 'Obrigado, pessoal. Eu tenho uma carreira e posso tocar o que quiser, mas por que estou sempre sozinho?'"
Satriani explicou que a realidade das turnês não correspondia ao que ele imaginava quando jovem. "Eu achava que seria uma grande festa com todos os guitarristas e músicos legais, mas não era assim. Você ficava preso em um ônibus, em um quarto de hotel ou simplesmente fazia o show. Esse isolamento começou a me incomodar."

Foi então que ele teve um momento de clareza sobre o que realmente precisava para continuar evoluindo como músico.
"Pensei: 'A única maneira de realmente seguir em frente com sua musicalidade é se desafiar. Mas não de vez em quando, nem a cada ano. Eu queria isso todas as noites.'"
Satriani relembrou que, durante sua juventude, essa competição saudável fazia parte do aprendizado. "Talvez porque, crescendo, era assim que funcionava — os garotos sempre tentando se superar. Mas era divertido. Não existia esse mundo externo como a internet, e não éramos adultos para ir onde quiséssemos. Ficávamos presos às nossas comunidades e passávamos muito tempo tocando juntos."
Transformar o G3 em realidade, no entanto, não foi simples. Satriani precisou convencer produtores, empresários e outros artistas de que a ideia funcionaria.

"Desde o momento em que pensei 'O que podemos inventar para me colocar no palco com grandes guitarristas todas as noites?', levou um ano para convencer os promotores e músicos de que isso seria incrível, porque o público iria adorar."
Uma das principais preocupações dos guitarristas convidados era a possível rivalidade no palco, mas Satriani fez questão de esclarecer que o G3 não se tratava de competição.
"Para acalmar os medos dos artistas, eu disse: 'O público já escolheu seu favorito. Então, não pense que é sobre provar que você é melhor que o outro cara. Eles não veem dessa forma. Eles amam música, amam guitarra. Eles vão ficar felizes só pelo fato de nos verem juntos no palco.'"

A mais recente edição do G3 aconteceu no ano passado, reunindo novamente o trio original formado por Satriani, Vai e Johnson. O registro da turnê, intitulado "G3 Reunion Live", foi lançado recentemente, celebrando quase três décadas desse encontro entre lendas da guitarra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps