Slash aponta qual foi o último herói da guitarra que surgiu no rock
Por Bruce William
Postado em 06 de fevereiro de 2025
O termo guitar hero se popularizou para descrever guitarristas que se destacam pelo virtuosismo e presença de palco, muitas vezes sendo a figura central de uma banda. Nos anos 70 e 80, nomes como Jimi Hendrix, Eddie Van Halen e Jimmy Page ajudaram a moldar essa imagem. No entanto, com as mudanças no rock a partir dos anos 90, esse tipo de guitarrista se tornou cada vez mais raro.
Slash - Mais Novidades
Em uma entrevista à revista Guitarist em 2007, Slash foi questionado se achava que o estilo de guitar hero estava desaparecendo. Ele admitiu que não sabia qual direção o instrumento tomaria no futuro, mas acreditava que o guitarrista do Black Label Society e colaborador de Ozzy Osbourne, Zakk Wylde, era um dos últimos desse tipo - ao lado dele próprio, é claro.
"Quando o Guns N’ Roses surgiu, a cena musical de Los Angeles já havia enfraquecido a guitarra da maneira como eu a entendia. Depois, nos anos 90, surgiram muitas bandas excelentes que não eram mais impulsionadas pela guitarra solo. E, desde meados dos anos 90 até hoje, tivemos essa variedade de bandas pop. Portanto, o 'guitar hero' meio que desapareceu - felizmente, Zakk ainda está por aí. Acredito que Zakk e eu somos os últimos caras a tocar Les Paul!"
O comentário de Slash reflete a mudança no papel da guitarra no rock. Se antes os solos e riffs elaborados eram um dos grandes atrativos, a partir dos anos 90 o foco passou a ser a sonoridade mais crua e direta, reduzindo o espaço para instrumentistas que seguiam a tradição dos guitar heroes. Ainda assim, músicos como Slash e Zakk Wylde continuam sendo lembrados por manterem essa abordagem viva.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
Tony Iommi revela a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne antes da morte
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
Eric Clapton relembra a única banda da Inglaterra que ele curtia no começo de sua carreira
Rumores sobre novo álbum de estúdio do Tool ganham força



O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Os 10 maiores supergrupos do rock dos anos 1990, segundo a Loudwire


