A turnê em que Malcolm Young viu o AC/DC como concorrente de bandas como o Genesis
Por André Garcia
Postado em 28 de março de 2025
Nos anos 70 e 80, uma venda de discos explosiva demorava um pouco para ser refletida na venda de ingressos.
O Pink Floyd, por exemplo, vendeu discos como água no "Dark Side of the Moon" (1973), mas não tocou em locais gigantes em sua turnê. Foi só na turnê de "Wish You Were Here" (1975) que eles começaram a tocar em grandes arenas, e na de "Animals" (1977) que tocaram em estádios.
No caso do AC/DC foi parecido. Por mais que "Back in Black" (1980) tenha sido o álbum de rock mais vendido de todos os tempos, só foi na turnê do disco seguinte, "For Those About to Rock" (1981) que eles começaram a tocar em grandes arenas.

Conforme publicado pela Far Out Magazine, para Malcolm Young foi nessa turnê que o AC/DC teve que repensar seus shows como espetáculos para concorrer com bandas como o Genesis:
"Na época do 'For Those About To Rock', começamos a lotar alguns daqueles grandes anfiteatros. E muita banda que tocava nos mesmos locais estavam começando a fazer um show de verdade. O pessoal pagava o mesmo preço para ver o AC/DC que pagava para ver o Genesis! Então se os fãs não vissem nenhuma luz, nenhuma produção de palco, se vissem só cinco caras tocando… eles iam se sentir extorquidos. Não importa se a música era boa, você tinha que apresentar aquilo da melhor maneira possível. As pessoas agora querem ver sino e os canhões quando vão a um show do AC/DC — e ficamos felizes em dar isso a elas."
O sino e os canhões viraram quase que tão obrigatórios nos shows do AC/DC quanto a fantasia de colegial de Angus Young. No primeiro Rock in Rio, em 1985, eles tiveram um de seus maiores públicos (estima-se 250 mil pessoas!). E lá estavam eles com o sino na hora de tocar "Hell's Bells":
Em "For Those About to Rock" é claro que os canhões não ficaram de fora:
E, por falar nisso, você sabia que o AC/DC escreveu "For Those About to Rock" inspirado em um poeta britânico? Conforme já publicado aqui no Whiplash.Net, Em 2021, Angus Young em entrevista a Zane Lowe disse:
"Tinha um escritor, acredito que seja Robert Graves o nome dele. Ele tinha um livro, ou um conto, que [um personagem] dizia 'Àqueles prestes a morrer' [for those about to die] e ia para o Coliseu. E, nessa coisa de gladiadores, eu pensei: 'Taí, pode ser que combine [com o rock n roll]!'"
E combinou mesmo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
As duas vozes que ajudaram Malcolm Young durante a demência
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
Mike Patton admite que o Faith No More não volta mais
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que Lemmy disse ter ficado "ainda melhor" depois de morrer
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Geddy Lee comenta tour que Rush fará no Brasil em 2027
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Vídeo de nova música do Arch Enemy atinge 1 milhão de visualizações
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Rush fará cinco shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
Rush anuncia tecladista Loren Gold como membro da banda de apoio
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify



Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música do Hendrix que fez Angus Young levar a guitarra a sério; "Como é que ele faz isso?"
O gênero do rock que inovou e fez sucesso, mas Angus Young nunca engoliu
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O disco do AC/DC que transformou a vida do "perdido" Dave Mustaine
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda que Bon Scott viu ao vivo e ficou em choque; "parecia o Little Richard no palco"
As bandas de Rock/Metal favoritas de cinco serial killers famosos


