O músico que salvou o Pink Floyd em troca de ingressos vitalícios para seu time preferido
Por Bruce William
Postado em 12 de março de 2025
O Pink Floyd sempre foi meticuloso em suas gravações, e isso ficou evidente durante a produção de "Wish You Were Here" (1975). Quando chegou a hora de registrar os vocais de "Have a Cigar", Roger Waters e David Gilmour enfrentaram um problema inesperado: nenhum dos dois conseguia entregar a performance desejada. Foi então que Roy Harper, cantor folk e amigo da banda, se ofereceu para cantar a música - em troca de um pagamento bastante peculiar.
Pink Floyd - Mais Novidades
Gilmour tentou cantar a faixa, mas sentiu que sua voz não se encaixava bem na intensidade necessária. "Talvez a extensão e intensidade não fossem adequadas para a minha voz", explicou o guitarrista. Waters, por sua vez, já estava com a voz desgastada após gravar "Shine On You Crazy Diamond", o que tornou inviável sua participação. Com a possibilidade da música ser descartada, Harper, que gravava seu próprio álbum no estúdio ao lado, se intrometeu na conversa e sugeriu uma solução.
"Eu disse do fundo da sala, direto do cérebro para a língua: 'Eu faço, por um preço'", relembrou Harper em entrevista à Consequence. Surpreso, Waters perguntou qual seria o valor. A resposta do cantor foi inusitada: um ingresso vitalício para assistir aos jogos de críquete no estádio Lord 's, casa do Middlesex Cricket Club.
O pedido não representava um grande custo para a banda; Harper estimou que, ao longo da vida, a despesa total seria de algumas centenas de libras. O acordo foi selado com um aperto de mãos, e Harper assumiu os vocais de "Have a Cigar", entregando uma interpretação que acabou sendo eternizada no disco.
Embora a decisão tenha sido prática, nem todos ficaram satisfeitos com o resultado. "A maioria de nós gostou da versão dele, embora eu não ache que Roger tenha gostado", admitiu Gilmour. Independentemente disso, a banda manteve a gravação e seguiu com a produção do álbum, que se tornaria um dos maiores sucessos do Pink Floyd e o álbum preferido de parte dos próprios integrantes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
O guitarrista que se recusou a ocupar o lugar de Eric Clapton no Cream
A banda que intimidou Robert Smith no palco: "A melhor coisa que eu tinha visto"
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
"Sem ele eu estaria na m...", Tarja Turunen fala sobre relação com o marido


A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
David Gilmour estava inseguro até uma música devolver sua confiança no Pink Floyd
Quem é dono do Pink Floyd? Como Roger Waters, Gilmour e Sony "dividem" a marca hoje
O som de guitarra do Pink Floyd que nasceu por causa de um erro
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Os 10 melhores discos do rock dos anos 70, segundo o RYM
A mais "pura" música do Pink Floyd, na opinião de David Gilmour


