A banda que, se não tivesse existido, faria o U2 ser bem diferente do que conhecemos
Por Bruce William
Postado em 08 de março de 2025
O U2 sempre se destacou por seu engajamento social e político, algo que se tornou parte essencial de sua identidade. Desde "Sunday Bloody Sunday" até "Pride (In the Name of Love)", a banda fez do ativismo um de seus pilares. Mas essa abordagem não surgiu do nada. No final dos anos 1970, quando o grupo irlandês ainda estava se formando, outra banda já estava abrindo caminho com uma atitude combativa e letras afiadas: o The Clash.
U2 - Mais Novidades
Enquanto o U2 surgia em Dublin, o punk britânico explodia em Londres, desafiando padrões e redefinindo o que a música poderia ser. Entre os vários nomes da cena, nenhum foi tão impactante para The Edge e seus companheiros quanto o The Clash. O guitarrista não esconde a importância que Joe Strummer e sua banda tiveram nessa fase inicial. "Para o U2 e para outras pessoas da nossa geração, vê-los tocar foi uma experiência que mudou nossas vidas. Não há outra maneira de descrever isso", disse à Rolling Stone, em fala resgatada pela Far Out.
A energia bruta e a urgência das músicas do The Clash foram um choque para os jovens músicos irlandeses. Segundo The Edge, a banda britânica trouxe um novo propósito para quem queria fazer música: "Foi como um desafio para nós. Era como se dissessem: 'Por que você está na música? O que a música significa, afinal?'". O conteúdo político das letras também serviu de inspiração direta para o U2. "Foi um chamado para acordar, entender as coisas, se revoltar, se posicionar e fazer barulho", explicou.
Cada integrante do The Clash tinha um perfil diferente: Joe Strummer era filho de um diplomata, enquanto Paul Simonon vinha do meio artístico. Mas havia uma coesão absoluta entre eles. "Eles estavam completamente alinhados, lutando contra injustiças e um sistema que estavam cansados de ver funcionando da mesma forma. Para eles, aquilo precisava acabar", disse The Edge, que neste aspecto teve a mesma sensação de Tom Morello ao conhecer a banda punk.
O impacto do The Clash no U2 foi tão grande que é difícil imaginar como a banda irlandesa teria se desenvolvido sem essa influência. Mas não se tratava de uma rivalidade. Assim como Strummer e seus companheiros, Bono e o U2 queriam apenas espalhar sua mensagem e provocar uma reação. O The Clash pode ter sido um dos primeiros a mostrar esse caminho, mas o U2 garantiu que a chama continuasse acesa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Andre Barcinski aponta "show bizarro" que será realizado no Rock in Rio 2026
Por que o Metallica demorou tanto tempo para gravar um clipe, segundo Lars Ulrich
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Lars Ulrich gravou parte épica de "One" na primeira tomada, diz produtor de "...And Justice for All
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado

Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
3 hits que mostram quando o rock dos anos 80 deixou de ser rebelde e ficou mais maduro
O gênero que revolucionou o rock, mas The Edge achava insuportavelmente tedioso
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
As bandas que mais influenciaram o U2 das antigas, segundo The Edge
U2: assista a banda tocando disfarçada no metrô de Nova York


