A banda que, se não tivesse existido, faria o U2 ser bem diferente do que conhecemos
Por Bruce William
Postado em 08 de março de 2025
O U2 sempre se destacou por seu engajamento social e político, algo que se tornou parte essencial de sua identidade. Desde "Sunday Bloody Sunday" até "Pride (In the Name of Love)", a banda fez do ativismo um de seus pilares. Mas essa abordagem não surgiu do nada. No final dos anos 1970, quando o grupo irlandês ainda estava se formando, outra banda já estava abrindo caminho com uma atitude combativa e letras afiadas: o The Clash.
U2 - Mais Novidades
Enquanto o U2 surgia em Dublin, o punk britânico explodia em Londres, desafiando padrões e redefinindo o que a música poderia ser. Entre os vários nomes da cena, nenhum foi tão impactante para The Edge e seus companheiros quanto o The Clash. O guitarrista não esconde a importância que Joe Strummer e sua banda tiveram nessa fase inicial. "Para o U2 e para outras pessoas da nossa geração, vê-los tocar foi uma experiência que mudou nossas vidas. Não há outra maneira de descrever isso", disse à Rolling Stone, em fala resgatada pela Far Out.
A energia bruta e a urgência das músicas do The Clash foram um choque para os jovens músicos irlandeses. Segundo The Edge, a banda britânica trouxe um novo propósito para quem queria fazer música: "Foi como um desafio para nós. Era como se dissessem: 'Por que você está na música? O que a música significa, afinal?'". O conteúdo político das letras também serviu de inspiração direta para o U2. "Foi um chamado para acordar, entender as coisas, se revoltar, se posicionar e fazer barulho", explicou.
Cada integrante do The Clash tinha um perfil diferente: Joe Strummer era filho de um diplomata, enquanto Paul Simonon vinha do meio artístico. Mas havia uma coesão absoluta entre eles. "Eles estavam completamente alinhados, lutando contra injustiças e um sistema que estavam cansados de ver funcionando da mesma forma. Para eles, aquilo precisava acabar", disse The Edge, que neste aspecto teve a mesma sensação de Tom Morello ao conhecer a banda punk.
O impacto do The Clash no U2 foi tão grande que é difícil imaginar como a banda irlandesa teria se desenvolvido sem essa influência. Mas não se tratava de uma rivalidade. Assim como Strummer e seus companheiros, Bono e o U2 queriam apenas espalhar sua mensagem e provocar uma reação. O The Clash pode ter sido um dos primeiros a mostrar esse caminho, mas o U2 garantiu que a chama continuasse acesa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Novo álbum do Sleep Token é escolhido o pior do ano por tradicional jornal
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Sleep Token ganha disco de ouro no Reino Unido com novo álbum
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne

O dia em que Romário foi assistir a um show do U2 - e não gostou do que viu
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
O cantor que consegue ser melhor do que o "maior da Terra", segundo Bono do U2
O cantor que, para Bono do U2, conseguiu superar até "o maior cantor da Terra"
A opinião de Bono do U2 sobre o saudoso cantor italiano Luciano Pavarotti
O maior frontman de todos os tempos, segundo Bono (e por que ele preferia seus rivais)


