A banda que, se não tivesse existido, faria o U2 ser bem diferente do que conhecemos
Por Bruce William
Postado em 08 de março de 2025
O U2 sempre se destacou por seu engajamento social e político, algo que se tornou parte essencial de sua identidade. Desde "Sunday Bloody Sunday" até "Pride (In the Name of Love)", a banda fez do ativismo um de seus pilares. Mas essa abordagem não surgiu do nada. No final dos anos 1970, quando o grupo irlandês ainda estava se formando, outra banda já estava abrindo caminho com uma atitude combativa e letras afiadas: o The Clash.
U2 - Mais Novidades
Enquanto o U2 surgia em Dublin, o punk britânico explodia em Londres, desafiando padrões e redefinindo o que a música poderia ser. Entre os vários nomes da cena, nenhum foi tão impactante para The Edge e seus companheiros quanto o The Clash. O guitarrista não esconde a importância que Joe Strummer e sua banda tiveram nessa fase inicial. "Para o U2 e para outras pessoas da nossa geração, vê-los tocar foi uma experiência que mudou nossas vidas. Não há outra maneira de descrever isso", disse à Rolling Stone, em fala resgatada pela Far Out.
A energia bruta e a urgência das músicas do The Clash foram um choque para os jovens músicos irlandeses. Segundo The Edge, a banda britânica trouxe um novo propósito para quem queria fazer música: "Foi como um desafio para nós. Era como se dissessem: 'Por que você está na música? O que a música significa, afinal?'". O conteúdo político das letras também serviu de inspiração direta para o U2. "Foi um chamado para acordar, entender as coisas, se revoltar, se posicionar e fazer barulho", explicou.
Cada integrante do The Clash tinha um perfil diferente: Joe Strummer era filho de um diplomata, enquanto Paul Simonon vinha do meio artístico. Mas havia uma coesão absoluta entre eles. "Eles estavam completamente alinhados, lutando contra injustiças e um sistema que estavam cansados de ver funcionando da mesma forma. Para eles, aquilo precisava acabar", disse The Edge, que neste aspecto teve a mesma sensação de Tom Morello ao conhecer a banda punk.
O impacto do The Clash no U2 foi tão grande que é difícil imaginar como a banda irlandesa teria se desenvolvido sem essa influência. Mas não se tratava de uma rivalidade. Assim como Strummer e seus companheiros, Bono e o U2 queriam apenas espalhar sua mensagem e provocar uma reação. O The Clash pode ter sido um dos primeiros a mostrar esse caminho, mas o U2 garantiu que a chama continuasse acesa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
A atual opinião de Tarja Turunen sobre turnê de reunião com Nightwish e Marko Hietala
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
3 covers de hits do rock que não deveriam ter acontecido, segundo o American Songwriter
Bob Dylan e o dueto mais sem química da história do rock: "Confuso e sem impacto"
A canção punk que ajudou The Edge a definir o que o U2 viria a ser
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
A banda "rival" do U2 que Bono admitiu ter inveja; "Eles eram incríveis"


