Anthony Kiedis relembra o que fez com que ele se viciasse em heroína nos anos 80
Por André Garcia
Postado em 05 de março de 2025
Os Beatles foram responsáveis por trazer muita coisa boa para a música, mas, é fato que eles também foram os responsáveis pela cultura das drogas terem se tornado uma parte quase que indissociável do rock até hoje.
Eles, que experimentaram a maconha em 1964 e LSD no ano seguinte, foram os grandes responsáveis por milhares de pessoas também experimentarem, o que resultou no movimento hippie. Aquilo surgiu movido por nobres ideais de paz e amor, pela abertura das portas da percepção; mas pouco depois naufragou justamente por ter se afundado na alienação das drogas.
Se na década de 60 a coisa ainda tinha um viés de experimentação e recreação, nos anos 70 a coisa ficou pesada com a cocaína e a heroína tomando conta. A década que já começou com a morte de Janis Joplin, Jimi Hendrix e Jim Morrison por conta de seus abusos químicos, teve uma lista extensa de outros promissores nomes mortos por overdose. Lista essa que só foi crescendo nas décadas seguintes.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades

Uma das muitas bandas que já perdeu integrante para as drogas foi o Red Hot Chili Peppers, cujo guitarrista fundador Hillel Slovak morreu de overdose de heroína em 1988.
O vocalista Anthony Kiedis desde muito cedo entrou no mundo das drogas pesadas também, mas felizmente foi capaz de parar antes que elas custassem sua vida. Em entrevista para Joe Rogan ele relembrou:
"O narcótico que mais fazia minha cabeça eu diria que era a mistura de heroína e cocaína. Eu provavelmente comecei com a cocaína um pouco antes da heroína, mas os dois foram mais ou menos na mesma época, bem moleque ainda."
"Aquilo não tinha nada a ver com o rock n roll. Era mais uma coisa que estava rolando muito ao meu redor, no meu meio, e era algo empolgante e perigoso. Todo mundo tinha medo daquilo, sabe? Você ficava pensando 'Só de falar essa palavra já assusta as pessoas'. Mas também aquilo era uma forma de me desligar."
"Só que eu era do mesmo jeito que alguém que vai para o bar e toma umas e não consegue parar. É uma reação alérgica, a sensação de ter descoberto uma substância que é o seu remédio. Eu tinha essa reação. Eu me sentia completo quando ingeria aquelas coisas… até o dia em que aquilo começou a cobrar seu preço. Quando o assunto é droga não tem escapatória: aqui se faz, aqui se paga. E é um preço terrível que você tem que pagar depois."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
O argumento de Steve Harris que convenceu Janick Gers a ficar após Adrian Smith voltar
A banda definitiva de Heavy Metal, na opinião de Ozzy Osbourne
Kiko Loureiro conta quem foi o "guitarrista dos guitarristas"; "Van Halen tinha ele como Deus"


Flea revela - e mostra - as linhas de baixo do RHCP mais difíceis de tocar
Flea (Red Hot Chili Peppers) lança "A Plea", primeiro single de álbum solo
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Geddy Lee compara "Give It Away" do Red Hot Chili Peppers a uma canção dos Beatles
Red Hot Chili Peppers: Josh Klinghoffer fala à imprensa pela primeira vez desde saída



