Anthony Kiedis relembra o que fez com que ele se viciasse em heroína nos anos 80
Por André Garcia
Postado em 05 de março de 2025
Os Beatles foram responsáveis por trazer muita coisa boa para a música, mas, é fato que eles também foram os responsáveis pela cultura das drogas terem se tornado uma parte quase que indissociável do rock até hoje.
Eles, que experimentaram a maconha em 1964 e LSD no ano seguinte, foram os grandes responsáveis por milhares de pessoas também experimentarem, o que resultou no movimento hippie. Aquilo surgiu movido por nobres ideais de paz e amor, pela abertura das portas da percepção; mas pouco depois naufragou justamente por ter se afundado na alienação das drogas.
Se na década de 60 a coisa ainda tinha um viés de experimentação e recreação, nos anos 70 a coisa ficou pesada com a cocaína e a heroína tomando conta. A década que já começou com a morte de Janis Joplin, Jimi Hendrix e Jim Morrison por conta de seus abusos químicos, teve uma lista extensa de outros promissores nomes mortos por overdose. Lista essa que só foi crescendo nas décadas seguintes.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades

Uma das muitas bandas que já perdeu integrante para as drogas foi o Red Hot Chili Peppers, cujo guitarrista fundador Hillel Slovak morreu de overdose de heroína em 1988.
O vocalista Anthony Kiedis desde muito cedo entrou no mundo das drogas pesadas também, mas felizmente foi capaz de parar antes que elas custassem sua vida. Em entrevista para Joe Rogan ele relembrou:
"O narcótico que mais fazia minha cabeça eu diria que era a mistura de heroína e cocaína. Eu provavelmente comecei com a cocaína um pouco antes da heroína, mas os dois foram mais ou menos na mesma época, bem moleque ainda."
"Aquilo não tinha nada a ver com o rock n roll. Era mais uma coisa que estava rolando muito ao meu redor, no meu meio, e era algo empolgante e perigoso. Todo mundo tinha medo daquilo, sabe? Você ficava pensando 'Só de falar essa palavra já assusta as pessoas'. Mas também aquilo era uma forma de me desligar."
"Só que eu era do mesmo jeito que alguém que vai para o bar e toma umas e não consegue parar. É uma reação alérgica, a sensação de ter descoberto uma substância que é o seu remédio. Eu tinha essa reação. Eu me sentia completo quando ingeria aquelas coisas… até o dia em que aquilo começou a cobrar seu preço. Quando o assunto é droga não tem escapatória: aqui se faz, aqui se paga. E é um preço terrível que você tem que pagar depois."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Dave Mustaine explica por que resolveu colocar um ponto final na história do Megadeth
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Blaze Bayley não gostou de trabalhar com o produtor Rick Rubin; "Ele era maluco"
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Terry Painkiller detona cobrança para que bandas brasileiras de rock cantem em português
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Ícone do thrash metal, Mille Petrozza não dá muita atenção ao "Big Four"
Savatage divulga detalhes completos de novo álbum ao vivo
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
A impagável reação de Carlinhos Brown ao ser convidado para álbum do Sepultura
Eric Clapton comenta a banda mais poderosa em que ele já tocou
Brasil é o nono país onde o Iron Maiden mais fez shows; confira o top 10

Netflix resgata peça-chave do Red Hot Chili Peppers em documentário elogiado por Barcinski
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Red Hot Chili Peppers está prestes a emplacar sétima música no Clube do Bilhão do Spotify
Flea lança seu primeiro álbum solo, "Honora"; ouça agora
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Red Hot Chili Peppers: A faixa que Anthony Kiedis odeia "a música, a letra e o vocal"
Sammy Hagar: Eddie Van Halen é uma piada perto de Satriani?



